O que é aflição de espírito?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

No conceito comum, aflição significa um estado de profunda tristeza, mágoa ou desgosto, ansiedade, angústia. Na visão espírita, temos como oportunidades de reajuste perante a Lei de Deus, sendo necessário compreendê-las e aceitá-las como lições valiosas.

substantivo feminino Condição de quem está aflito, angustiado, preocupado. Sofrimento causado pelo desgosto. Tristeza ocasionada por alguma dificuldade.

A declaração bíblica “vaidade de vaidade, tudo é vaidade” significa o caráter transitório, e em certo aspecto, inútil e vão, das realizações humanas nesta terra. Foi o rei Salomão quem escreveu que tudo é vaidade em sua contemplação da vida humana (Eclesiastes 1:2; 12:8).

Quando dizemos que estamos aflitos, não percebemos a força que esta palavra tem em nossa vida ou numa situação que vivemos. Aflição significa tormento, grande sofrimento e dor profunda. Dor na emoção, na alma e no corpo.

Deus nunca nos abandona, ele está sempre do nosso lado para nos dar força nas aflições. Nos momentos de maior aflição podemos gritar por socorro a Deus. Ele nos ouve e responde. Deus traz livramento àquele que confia em seu poder.

As maiores aflições são as aflições morais, decorrentes do ciúme, da inveja, da agressividade, da violência, da traição, são essas condutas morais equivocadas, as principais causas das aflições humanas. As maiores causas de nossos sofrimentos são as paixões descontroladas.

A angústia pode ser entendida como um série de sensações que acontecem ao mesmo tempo: sensações físicas, como falta de ar, tontura, pressão no peito, aceleração nos batimentos cardíacos e também psicológicas, como pensamentos negativos, culpa, choro, medo, tristeza e ansiedade.

Resposta: Ela vem do Latim AFFLICTIO, de AFFLIGERE, que é feito com o prefixo AD, “a, para”, mais FLIGERE, “bater, golpear”.

A definição de angústia pode ser compreendida como um sofrimento mental que inclui o medo e o sentimento de aflição, que podem resultar em sintomas físicos psicossomáticos. Dessa forma, é importante também conhecer maneiras de combater esse problema.

A vaidade é definida como o orgulho e a valorização excessiva dos próprios méritos e habilidades. Além disso, as pessoas vaidosas assumem que os outros também as estimam e as consideram excessivamente, porque se colocam em um nível superior. Suas personalidades são compostas por um excesso de arrogância e presunção.

Quem é vaidoso tende a se preocupar excessivamente com sua imagem perante os outros, muito mais do que se espera de, por exemplo, um profissional que precisa estar apresentável para atender seus clientes.

É a necessidade de vangloriar-se, de ostentar, de se exibir.

A dor da alma tem como causas situações conhecidas ou desconhecidas do sujeito, que se concretizam em sentimentos e emoções penosas e, muitas vezes, sem descrição possível. O medo, a angústia, a tristeza, a insegurança e a desesperança são paralisantes e tornam-se companhia constante da pessoa.

5 dicas de como tratar a angústia e se curar

  1. Pratique técnicas que aliviem a angústia. ...
  2. Alimente-se de forma adequada. ...
  3. Faça exercícios de baixa intensidade. ...
  4. Tenha um sono reparador. ...
  5. Procure ajuda especializada.

Salmos 42:11 ARC
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei.

Vem, Espírito Santo! Sobre o meu coração, trazendo consolo, e fazendo com que ele se acalme. Preciso de sua presença em meu ser, pois sem Ti eu não sou nada, mas, com o Senhor eu posso todas as coisas. O Senhor é quem me fortalece!

Como mencionado brevemente, a angústia pode estar associada a depressão, ansiedade, pânico, transtornos de humor e outras condições psicológicas. Ela pode ser a causa assim como um sintoma acentuado. Quando essa sensação é acompanhada de sintomas físicos extenuantes, o diagnóstico ocorre mais facilmente.

Jó 1:11-12
As provações são inerentes à vida de qualquer pessoa, principalmente nos tempos atuais, onde há desemprego, violência, doenças. Mas Jesus nos ensina que não sabemos o que há por trás daquilo que nos acontece e nem por que acontecem. Só temos a certeza de que Deus tem sempre a palavra final a nosso respeito.

Portanto, diante da provação, precisamos nos esforçar para permanecermos firmes e convictos. Caso contrário, assumiremos uma atitude fragilizada pelo medo e pelas emoções. Em outras palavras, estaremos assumindo atitudes de pessoas melindrosas e “fracas”, no pior sentido da palavra.

Se temos de passar por algumas provações, dificuldades e aflições e de passar por algumas privações; elas costumam purificar o metal de que somos feitos, livrá-lo das impurezas e prepará-lo para ser utilizado pelo Mestre.