O que é afeto Hipomodulado?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Incapacidade do paciente de modular a resposta afetiva de acordo com a situação existencial, indicando rigidez afetiva na sua relação com o mundo.

O afeto também pode ser congruente ou incongruente com o humor ou o conteúdo de pensamento do paciente. Um paciente pode relatar se sentir deprimido ou descrever um tema depressivo, mas fazê-lo rindo, sorrindo e sem sugestão de tristeza, neste caso o humor não está congruente com o afeto (manifestação do humor).

Embotamento afetivo é a perda de todo tipo de vivência afetiva. Ele é observável por pessoas ao redor, constatável por meio da mímica, da postura e da atitude do indivíduo. Geralmente a pessoa que sofre com embotamento costuma ser mais isolada e ter uma postura mais retraída.

Modulação afetiva – mudança de um estado afetivo para outro de uma maneira lenta e gradual – Ex: mudança brusca de humor em uma reunião.

Embotamento afetivo é um tipo de comportamento em que o indivíduo se apresenta com dificuldades em expressar emoções e sentimentos. É comum ocorrer na esquizofrenia e em outras doenças psiquiátricas.

Os 7 afetos fundamentais

  • Necessidade de buscar.
  • Necessidade de fuga.
  • Necessidade de luta.
  • Necessidade de sexualidade.
  • Necessidade de amor.
  • Necessidade de cuidar.
  • Necessidade de dominar.

OS SENTIMENTOS
Os afetos básicos (amor e ódio), além de manifestarem-se como emoções, podem expressar-se como sentimentos. Os sentimentos diferem das emoções por serem mais duradouros, menos “explosivos” e por não virem acompanhados de reações orgânicas intensas.

Afeto é a base biológica das emoções e dos sentimentos. É algo mais genérico que engloba tudo o que sentimos. Nascemos com capacidade afetiva, e não só racional. Afetividade tem que ver com podermos sentir emoções e sentimentos.

Labilidade emocional é um sintoma ou sinal médico, incluído na desregulagem emocional/afetiva, caracterizado por mudanças exageradas e sucessivas no humor, sentimentos e/ou emoções. Algumas vezes, as emoções expressas externamente podem ser muito diferentes de como a pessoa se sente internamente.

O seu exame envolve observar: a vigilância, a tenacidade e a concentração. - Vigilância: compreende a manutenção de um foco de atenção para estímulos externos. Pode estar aumentada (hipervigilante) e diminuída (hipovigilante). - Tenacidade: capacidade de manter-se em uma tarefa específica.

Designa-se por afectividade o total da vida emocional do indivíduo. Tratando o termo deste modo, a ambivalência afectiva significa a co-existência ou simultaneidade de afectos de sinal contrário em relação a um objecto, conteúdo vivencial ou representação mental.

As causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. O transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, também pode fazer com que você se sinta “vazio”. Os medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão também podem ser causas.

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 3 – Ser Empático. ...
  3. 4 – Conversar. ...
  4. 5 – Ser Exemplo. ...
  5. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  6. 7 – Tenha Paciência.

O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.

Existem dois tipos de modulação: analógica e digital. A modulação pode alterar a amplitude da onda (modulação em amplitude AM), ou sua freqüência (modulação em frequência FM), ou sua fase (modulação por deslocamento de fase), ou ainda combinar várias dessas alterações.

Os principais tipos de modulação são: FSK, PSK, DPSK, QAM. A modulação FSK (Frequency Shift Keying – Modulação por Desvio de Freqüência) altera a freqüência da portadora de acordo com a informação a ser transmitida.

A modulação é a técnica onde as características da portadora (sinal que é modulado) são modificadas com a finalidade de transmitir as informações, sendo feitas as alterações combinadas de frequência, amplitude ou fase, conforme pode ser observado respectivamente, na Figura 2.

Existem dois testes que costumam ser utilizados como instrumentos no diagnóstico da alexitimia:

  1. TAS-20 (Toronto Alexithymia Scale)
  2. PIEN (Programa Integrado de Exploração Neuropsicológica -Teste de Barcelona)

Afeto superficial ou deficiente: Não expressa sentimentos nem demonstra emoções para os outros, a não ser de uma maneira que parece superficial, insincera ou rasa (p.