O que é adjunto adverbial e exemplos?

Perguntado por: lneves5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Adjunto adverbial é o termo que tem a função de advérbio nas orações. Ele indica circunstâncias, como tempo, modo e finalidade. Exemplos: Estudarei AMANHÃ; Estudo COM CONCENTRAÇÃO; Estudei PARA A PROVA.

O adjunto adnominal atribui uma característica a um substantivo. O adjunto adverbial expressa uma circunstância. Adjunto adnominal: Aquele doce delicioso foi comido rapidamente. Adjunto adverbial: Aquele doce delicioso foi comido rapidamente.

O adjunto que modifica substantivos é o adjunto adnominal. Os adjuntos adverbiais apenas modificam verbos, adjetivos e advérbios.

O adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,... Adjunto adverbial indicando lugar: Eu estudei na sala. Adjunto adverbial indicando tempo: Eu estudei ontem. Adjunto adverbial indicando modo: Eu estudei concentradamente.

Relativo a ou da natureza do advérbio (ex.: locução adverbial; oração adverbial; sufixo adverbial).

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.

sintáticas muito bem então eu digo que o advérbio é uma classe. gramatical cuja principal função é modificar o verbo já o adjunto adverbial é uma função sintática que indica a circunstância é expresso pelo verbo então.

"Advérbio" é a classe gramatical a que a palavra pertence. "Adjunto adverbial" é a função sintática que a palavra exerce na oração. Como também substantivo é a classe gramatical, e sujeito é a função sintática.

As letras “ad” antes dos termos tem significados de adição, ou seja, adjunto é o que está ao lado, que está junto, e adnominal é o que está ao lado do nome (nominal). Dessa forma, adjunto adnominal estará relacionado ao núcleo do sujeito ou ao núcleo do predicado em uma sentença.

O adjunto adnominal modifica substantivos, enquanto o adjunto adverbial modifica principalmente verbos, adjetivos e advérbios. Observe: Adjunto adnominal: “Essa atleta corre muito!” Adjunto adverbial: “Essa atleta corre muito!”

Adjunto adnominal, termo acessório em uma oração, pode ser um adjetivo, artigo, numeral ou pronome. Tem a função de caracterizar, especificar ou quantificar o substantivo. O adjunto adnominal é um termo acessório em uma oração. Sua compreensão é muito importante para a escrita.

Deve-se ter claro, no entanto, que o objeto indireto é essencial para complementar o sentido de um verbo transitivo indireto, ao passo que o adjunto adverbial é elemento dispensável para a compreensão do sentido tanto de um verbo como de qualquer outro elemento ao qual se liga.

Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira.

Para entender o que é adjunto adverbial, deve-se compreender que esse é um termo acessório da oração que se une ao verbo para precisar ou intensificar seu sentido. O adjunto adverbial intensifica o sentido do verbo. Leia as frases a seguir: (1) Pedro não trabalha hoje.

A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

Locução adverbial de tempo: em breve, logo mais, à tarde, à noite, pela manhã, por vezes, de tempos em tempos etc. À tarde passearemos no parque com as crianças. Locução adverbial de lugar: em cima, por perto, ao lado, à direita, à esquerda, para dentro, para fora etc. Os pais querem os filhos sempre por perto.

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

Advérbio de afirmação
certamente, com certeza, decerto, efetivamente, por certo, realmente, seguramente, sem dúvida, sim.

Os advérbios constituem uma classe gramatical cuja função consiste em modificar, ou seja, adicionar sentido a verbos, a adjetivos e a outros advérbios. Sua classificação tem relação direta com a circunstância que expressam, podendo ser de tempo, modo, lugar, intensidade, negação, afirmação ou dúvida.