O que e aditivo exemplo?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Aditivo é uma substância adicionada para melhorar o rendimento de uma propriedade. Existem aditivos para diversas finalidades, dependendo de qual uso será feito. Exemplos na construção cívil: cimento, tintas, concreto e etc. Exemplos nos combustíveis: gasolina, álcool, diesel.

Quais são as funções dos aditivos alimentares? Os aditivos alimentares são utilizados com objetivo de melhorar sabor, cor e aparência dos alimentos; prevenir a deterioração por microorganismos; promover melhora de viscosidade, consistência, emulsão e outras.

Nos rótulos dos alimentos, estão identificados pelo código 'E' ou pelo nome da substância (por exemplo, E 415 ou goma Xanthan) e deve referir a sua função como, por exemplo, cor ou conservante.

Um dos flavorizantes mais usados é o glutamato monossódico, presente em molhos e salgadinhos; acidulantes acentuam o sabor ácido dos alimentos; edulcorantes ou adoçantes, como aspartame e sacarina, têm a função de substituir a adição de açúcar.

benzoato de sódio

Conservante: como existem bactérias e fungos que são resistentes à acidez do refrigerante e que, quando presentes, podem alterar a cor, odor e aroma, são utilizados alguns conservantes, como o benzoato de sódio (C7H5O2Na), para evitar a proliferação de micro-organismos acidorresistentes.

Os aditivos naturais são produzidos e/ou recuperados de uma fonte natural, como por exemplo, os extratos e óleos essenciais de plantas ou substâncias produzidas por microrganismos, como, bacteriocinas e enzimas.

Os alimentos nos quais foram encontrados os maiores percentuais de aditivos químicos, em relação ao total de ingredientes, foram: bebidas com sabor de frutas (79,7%); refrigerantes (74,5%); açúcar e outros adoçantes não calóricos (60,3%); outras bebidas (57,3%); produtos lácteos não adoçados (51,1%); néctares (49,7%); ...

O aditivo contratual nada mais é que um complemento ao contrato assinado inicialmente. Sempre que há uma alteração em alguma cláusula, é importante que isso seja documentado em forma de um termo assinado pelas partes.

De acordo com a portaria 540/97 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o aditivo alimentar “é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais”.

Os aditivos industriais são substâncias desenvolvidas para aprimorar a formulação de diversos fluidos protetivos. Em geral, são muito utilizados na composição de óleos lubrificantes para proteger superfícies, máquinas e ferramentas em diversos setores da indústria.

Entre as principais vantagens dos aditivos alimentares podemos destacar o prolongamento da vida útil dos alimentos e a garantia de segurança. Além disso, eles também promovem maior frescura, sabor, textura e melhoram a aparência dos alimentos.

Os aditivos alimentares podem realçar ou modificar o sabor, a cor, o aroma e a textura dos alimentos, tornando-os mais apetitosos e atrativos aos consumidores. Eles também podem compensar as perdas de qualidade que ocorrem durante o processamento, o armazenamento e o transporte dos alimentos.

Glutamato monossódico
Esse aditivo químico alimentar presente no macarrão instantâneo tradicional é utilizado para realçar o sabor. Ele é o sal sódico do aminoácido ácido glutâmico, que o próprio organismo produz e está presente naturalmente em carnes, aves, leite, tomate, espinafre, aspargo e na soja.

Os aditivos são feitos de produtos derivados do petróleo. Eles reagem com os depósitos no sistema de alimentação, removendo-os e prevenindo a formação de novas camadas. Não há risco de usar gasolina aditivada em um motor que nunca utilizou.

Primeiramente, vamos explicar o que é o bicarbonato de sódio. Esse é um aditivo alimentar, um composto químico, utilizado no molho em alguns restaurantes, para diminuir o tempo de cozimento, principalmente do feijão.

Nos biscoitos salgados e salgadinhos se destacaram os aromatizantes, emulsificantes e acidulantes. Já nos biscoitos doces, balas e chocolates predominam os aromatizantes e os corantes artificiais. Nos refrigerantes também foram os aromatizantes, os corantes artificiais, acidulantes e os conservantes.

O produto alimentar conhecido pelo consumidor como gelatina é composto de açúcar (ou adoçantes artificiais), diversos aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes, flavorizantes e outros) e, em último lugar, colágeno.

O ácido fosfórico é usado nos refrigerantes tipo cola e o ácido cítrico nos demais. Na Coca zero, Kuat guaraná, Fanta laranja zero e Fanta uva é usado o citrato de sódio como regulador de acidez. Os conservantes usados são o sorbato de potássio e benzoato de sódio.

O aditivo tem um papel extremamente importante no funcionamento do sistema de arrefecimento: ele compõe, da melhor maneira, juntamente com a água, o fluido do radiador. Conforme acontece a circulação da água pelo motor, ela esquenta e pode entrar em ebulição.

Coca-Cola sabor original contém água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico e aroma natural. Cada 200ml contém 85kcal e 10mg de sódio.

Conservantes: Acetatos (de cálcio, potássio, sódio...), ácidos (acético, ascórbico, láctico...), ascorbatos (de cálcio, sódio), benzoatos ( de cálcio, potássio, sódio), bissulfitos (potássio, sódio), BHA, BHT, TBHQ, EDTA dissódico, extratos de ervas, formaldeído, nitratos (de sódio, potássio), nitritos (potássio, sódio ...