O que é aditiva e adversativa?

Perguntado por: emoreiras . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A oração coordenada sindética aditiva transmite ideia de adição à oração anterior. A oração coordenada sindética adversativa, por sua vez, transmite ideia de oposição à oração anterior.

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Exemplos de frases com conjunções aditivas

  • Maria Luísa caiu no recreio e foi levada para o hospital.
  • Minha vizinha não foi à festa nem avisou que não ia.
  • Gosto muito dele, bem como gosto muito de você.
  • Não só visitei a Torre Eiffel, como também visitei o Museu do Louvre.

A oração coordenada sindética aditiva expressa a ideia de adição à oração anterior, quando introduzidas pela conjunção E ou NEM. A oração coordenada sindética adversativa expressa a ideia de oposição em relação à oração anterior, por meio das conjunções MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO ou NO ENTANTO.

Quando o “mas“ indica ideia de adição, o uso da vírgula é opcional. Isso ocorre sempre que ele é usado em estruturas que tenham uma conotação de acréscimo, de adição, de valor aditivo, como é o caso de “mas também”. Exemplos: Ele não só lavou a louça, mas também estendeu a roupa no varal.

A ideia de adição está ligada ao conceito de juntar elementos de dois ou mais conjuntos. Por exemplo, considere o conjunto formado por círculos e o conjunto formado por triângulos.

Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

As orações coordenadas sindéticas adversativas são aquelas que transmitem uma ideia de oposição ou de contraste. Os conectivos que coordenam as orações adversativas são: e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão, etc. Exemplos: Eles queriam sair, porém, estava chovendo.

Adição é o conectivo que acrescentam ou adicionam, por exemplo, e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão também e etc. Oposição é o conectivo que indica contraste, adversão, por exdemplo, mas, porém, todavia e etc.

substantivo feminino Escolha entre duas possibilidades; opção: encontro-me diante desta alternativa: ficar ou partir. Sucessão de coisas que se repetem com alternação, umas após outras: alternativas de calor e de frio. O que pode ser usado no lugar de outro: temos outra alternativa para seu tapete.

Conjunções coordenativas adversativas estabelecem relação de oposição. As principais conjunções coordenativas adversativas são “mas”, “porém”, “contudo”, “todavia”, “entretanto”.

E, nem, não só...mas também, não só... como também. As conjunções aditivas exprimem soma, adição de pensamentos, por exemplo: Ana não fala nem ouve. Na festa, comeu e bebeu à vontade.

Aprenda de uma vez por todas qual é a diferença entre frase, oração e período. Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.

Frase é todo o enunciado linguístico que tem sentido completo e termina com uma pausa pontuada. Não é necessário haver verbo para a formação de uma frase quando o que foi enunciado tem sentido completo.

Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo. “Silêncio!”, por exemplo, é uma frase, assim como simplesmente o nome de alguém também pode ser.

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

As conjunções adversativas são aquelas que exprimem relações de contraste/oposição de ideias entre uma oração e outra. Algumas dessas conjunções são: Mas – Gosto de arroz branco, mas prefiro integral.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

Não há obrigatoriedade de colocá-los entre vírgulas; mesmo no início, ou no fim da frase. Entretanto, você pode usá-los entre vírgulas se quiser realçar, dar ênfase ao que ele expressa: Infelizmente o juiz viu o pênalti. Felizmente não houve feridos no acidente.