O que e adição e subtração com reagrupamento?

Perguntado por: rmaciel . Última atualização: 4 de maio de 2023
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O que tem reagrupamento é a adição “com vai um”. Reagrupar significa exatamente isso: você adiciona, forma um novo grupo e “reagrupa”. A subtração tem “recurso a uma ordem superior”. Você quer subtrair, por exemplo, 25 de 143.

Significado de Reagrupamento
substantivo masculino Ato ou efeito de reagrupar, de reunir novamente em grupo; de reorganizar um conjunto de pessoas em um mesmo lugar. Etimologia (origem da palavra reagrupamento). Reagrupar + mento.

Atividade principal
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o ábaco e o algoritmo convencional.

Portanto, a soma de números com sinais iguais constitui ADIÇÃO, e a soma de números de sinais opostos constitui SUBTRAÇÃO.

Imagine que um amigo tenha R$ 20,00 e que ele decida emprestar-lhe o dinheiro. Ele empresta-lhe R$ 6,00, que é o que você precisa, e fica ainda com R$14,00. Na matemática, quando precisamos subtrair um valor e não conseguimos, podemos “pegar emprestado”, prática conhecida também como subtração com reserva.

Subtração com reserva é quando o minuendo é menor que o subtraendo, não sendo possível realizar a conta com os números naturais. Nesse caso, é preciso "pedir emprestado".

Resolução de problemas com adição e subtração
Nessa aula, foque na atividade principal. Proponha aos alunos a resolução do problema e depois mostre as duas soluções, pedindo que eles indiquem qual delas se parece mais com a que fizeram. Solicite também que indiquem o porquê de escolherem tal caminho.

O Reagrupamento implica em movimentar todos os alunos de uma classe, de uma fase e ou de toda a escola separando-os por nível de aprendizagem, enquanto que o PI implica em atender apenas aos estudantes que estão apresentando dificuldades em alcançar as metas de aprendizagem esperadas para o ano de escolaridade em que ...

O processo de agrupar e reagrupar os alunos na escola inseriu-se numa dinâmica de alterar o tempo e o espaço escolar forjando uma nova forma de trabalhar o conhecimento e permitir a aprendizagem e o desenvolvimento.

Habilidade da BNCC
(EF01MA08)- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Analisar e interpretar dados provenientes de problemas matemáticos, de outras áreas do conhecimento e do cotidiano. Desenvolver atitudes positivas na construção do seu conhecimento matemático.

Objetivos de aprendizagem
Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a adição e subtração de números naturais. Compreender a relação de equivalência entre as operações de subtração e adição. Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números naturais.

As propriedades da multiplicação dos números inteiros são: comutativa, associativa, elemento neutro e distributiva.

Existem algumas propriedades na adição, são elas: comutativa, associativa, existência de um elemento neutro, e existência de um elemento oposto.

Adição: 2 + 5 = 7 (2: parcela; 5: parcela; 7: soma ou total) Subtração: 7 - 3 = 4 (7: minuendo; 3: subtraendo; 4: resto ou diferença)