O que é ADA no crime?

Perguntado por: rparis7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Uma facção criminosa surgida nas favelas da região metropolitana do Rio no ano passado é o mais novo foco de tensão entre os traficantes cariocas. A facção é a "Amigos dos Amigos", conhecida pela sigla ADA.

Foi solto da cadeia, nesta quarta-feira (19/10), Celsinho da Vila Vintém, fundador da facção criminosa ADA (Amigos dos Amigos). Ele deixou o Complexo de Gericinó, em Bangu, no início da tarde, afirmando que sofre de problemas de saúde e que não se envolverá mais com o crime.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

"Em caráter nacional, o rival do PCC é o Comando Vermelho, especialmente pelo controle das fronteiras.

A perda do domínio da Favela da Rocinha, em setembro de 2017, foi crucial para o esfacelamento de uma das três facções criminosas do estado, a Amigos dos Amigos (ADA), criada há 25 anos.

Dissidência do extinto Terceiro Comando — de oposição ao CV —, tornou-se o segundo maior grupo de traficantes do RJ, diz o Geni/UFF. Entre as maiores bases estão o Complexo de Israel, em Cordovil, e o Complexo da Maré. Há uma parceria com a milícia justamente para tentar fazer frente ao CV. Amigos dos Amigos (ADA).

Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, é apontado como um dos fundadores e chefe da facção Amigos dos Amigos (ADA), rival do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP) no comércio ilegal de entorpecentes.

Em Macaé, no norte fluminense, a ADA é a facção mais forte no tráfico de drogas local, com poucas comunidades sob domínio do CV.

A ADA passou do domínio de 19 favelas para apenas duas. Aquela que já foi a casa de Escadinha, Uê, Playboy, Bem-Te-Vi e Nem da Rocinha, hoje só tem um nome expressivo em seus quadros: Celsinho da Vila Vintém, que de fundador, passou a lobo solitário.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Com o tráfico de drogas como sua principal fonte de lucro, o PCC (Primeiro Comando da Capital) proíbe o uso abusivo de entorpecentes e o consumo das chamadas 'drogas proibidas' entre os 'irmãos' -- como a facção refere-se aos seus integrantes.

O gesto simboliza a luta contra opressão, democracia e liberdade de expressão.

A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

Continuar lendo Quem é a ADA?