O que é acorde Asus?

Perguntado por: epereira2 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Sus é a abreviação para suspenso. Um acorde suspenso não é maior nem menor, pois a suspensão refere-se à terça.

Acordes com sétima maior: recebem o número 7 seguido da letra M. Exemplos: C7M, A7M, Bm(7M), etc. Outra notação possível para a sétima maior, geralmente utilizada por estrangeiros, é “maj”: Cmaj7 ou apenas CMaj (do inglês: Major Seven).

Acordes maiores, acordes menores, acordes diminutos, acordes aumentados.

Sus2 ou 2ª corda suspensa
Um acorde sus2 é um acorde constituído por um segundo, uma nota de raiz, e um quinto maior. Tomemos a escala D maior, por exemplo: D E F# G A B C#.

Sus é a abreviação para suspenso. Um acorde suspenso não é maior nem menor, pois a suspensão refere-se à terça. Como é a terça que caracteriza o acorde como maior ou menor, a ausência dela caracteriza um acorde suspenso.

Já aprendemos que um acorde suspenso é aquele que não possui a terça, ou seja, não pode ser classificado como acorde maior nem menor. Outra coisa que já vimos é que um acorde com quarta (nota de extensão) costuma aparecer como 4sus, pois a quarta acaba entrando no lugar da terça.

Um acorde invertido é aquele cuja nota mais grave (baixo) não é o primeiro grau. Por exemplo, no acorde de E, o natural é que o baixo seja a nota Mi, então se o baixo não estiver na nota Mi, significa que o acorde está invertido.

Tomando como modelo o tom Dó maior, temos seis acordes que podem exercer a função de resolução e um acorde para a função de preparação: C, Dm, Em, F, G, Am (função de resolução) e G7 (função de preparação). Todos os acordes que podem exercer a função de resolução possuem preparação específica.

Sol Maior com Sétima Maior (G7M) - Violão.

Vamos à prática, para o acorde de Fá Maior (F): A escala maior é: Fá – Sol – Lá – Si bemol – Dó – Ré – Mi – Fá …e assim continuamos…

E o 7, na música, vai ter relação com os graus da escala ou do tom do acorde. O sétimo grau ou a sétima, tem total relação com a nota que é o número 7 na escala, neste caso a nota lá.

Lembrando que memorizando esses formatos podemos montar todos os acordes de violão, incluindo sustenidos e bemóis. Podemos fazer os acordes de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, com sétima, todos sem pestana.

Os acordes indispensáveis são os de Lá menor, Mi menor, Dó maior, Ré maior e Sol maior. A partir desses 5 acordes, você já é capaz de tocar várias músicas.

O Acorde Perfeito Maior (também chamado de acorde maior) tem em sua formação os intervalos de 3ª maior e 5ª Justa. É encontrado nos I, IV e V graus das escalas maiores e nos V e VI das escalas menores (forma harmônica).

Acorde suspenso sobre a relativa menor
Esse tipo de impacto de suspendê-lo costuma ser explorado quando se deseja manter a música sem repousar, dando uma ideia de “continuidade”. Neste caso, o acorde B é o quinto grau (dominante) dessa tonalidade.

Formando G4
Esse é o acorde básico (tríade básica) de Sol maior. Agora, se quiséssemos montar o acorde de G4, precisaríamos remover a nota si (3ª) e adicionar o dó (4ª). G4: sol – dó – ré.

D/F# – Ré com baixo em Fá Sustenido; A/E – Lá com baixo em Mí.

Então, sempre que você quiser inverter um acorde, basta mudar a nota inicial. Ao invés de iniciar o acorde de Fá sustenido pela nota fá sustenido (tônica), inicie pela nota lá sustenido (3º grau de fá sustenido) e depois acrescente as outras.