O que é acordar gritando?

Perguntado por: rantunes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Neste tipo de Parassonia, a pessoa acorda confusa, desorientada e assustada. O distúrbio começa com grande quantidade de movimentos e gemidos, que podem progredir para agitação e choro inconsolável. Geralmente, a pessoa permanece na cama e depois volta a dormir.

O terror noturno normalmente se caracteriza por episódio súbito de medo intenso que ocorre durante o sono, geralmente iniciado por um grito e é acompanhado por manifestações comportamentais ou autonômicas, como palidez, expressão facial de pânico e sudorese.

O Terror Noturno não tem causas ainda conhecidas, mas alguns estudos apontam que pode estar relacionado com distúrbios no desenvolvimento do sistema nervoso central.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

Um(a) psicólogo(a) pode solicitar acompanhamento de um neurologista ou outro especialista para excluir causas orgânicas e físicas do terror noturno.

O pesadelo é um distúrbio do sono em que a criança se desperta e pode ficar assustada com os sonhos ruins que teve. Já no terror noturno, no geral, ela não acorda e parece estar em transe, podendo apresentar choro, agitação e suor no corpo.

A ansiedade noturna vai dizer respeito a preocupações e medos, sejam eles fundados em algo concreto da vida da pessoa ou algo inconsciente”, diz Baviera.

Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada. Poucas pesquisas já foram feitas sobre o assunto, mas uma teoria sugere que o espasmo é resultado do relaxamento dos músculos.

Terror noturno é um distúrbio do sono cuja ocorrência é mais comum em crianças entre 2 a 5 anos, mas adultos também podem desenvolvê-lo. Ele não deve ser confundido com o pesadelo. Neste, a criança pode se lembrar sobre o que estava sonhando.

Em caso de terror noturno infantil, o que os adultos podem fazer?

  1. Acalmar a criança através de abraços e carinhos;
  2. Cuidar para que o pequeno ou pequena não se machuque;
  3. Esperar o episódio de terror noturno infantil passar;
  4. Lembre-se: não é necessário acordar a criança.

E apesar de causar espanto, o terror noturno é uma manifestação benigna, portanto, não representa risco para a saúde ou o desenvolvimento da criança. E o estado de transe costuma durar até 15 minutos e depois ela retoma o sono normal.

Há dias em que acordamos mais tristes, contemplativos e desejando ficar quietos. Isso pode ser normal. É um momento que passamos. Mas quando essas situações se tornam frequentes e aparecem sem um motivo é preciso ficar atento.

As causas do terror noturno não estão bem definidas, porém podem estar relacionadas à problemas de saúde, como febre, atividade física excessiva, estresse emocional ou consumo de alimentos excitantes, como o café.

O terror noturno pode ser caracterizado como um distúrbio
Não existe um tratamento especifico, cada paciente reage de uma forma ,mas, normalmente acaba antes da adolescência.

Salmo 91 para dormir em paz. Pode dizer ao Senhor: 'Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio'.

3 – Salmos 127, 1-2
Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama”. Não podemos esquecer qual nosso propósito de trabalho e de vida.