O que é acesso Pervio?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

O acesso venoso periférico é aquele realizado em veias periféricas dos membros superiores ou inferiores proporcionando uma via de acesso rápida ao sistema circulatório do paciente (1,2) e utilizada quando a via oral não é possível (3).

As veias de membros inferiores não devem ser utilizadas a menos que seja absolutamente necessário, em virtude do risco de embolias e tromboflebites.

Além disso, os pesquisadores constataram outro fator preocupante, um período de permanência de duas a 216 horas do acesso venoso, sendo que o período ideal de manutenção do cateter recomendado pelo Center for Diseases Control and Prevention (2005) está entre 72 e 96 horas.

Quais os tipos de cateter?

  • Cateter venoso. O cateter venoso pode ser de dois tipos: cateter venoso periférico, introduzido nos membros, e cateter venoso central, usado em pacientes que precisam de quantidades maiores de medicamento e soro. ...
  • Cateter intravenoso. ...
  • Cateter duplo J. ...
  • Cateter nasal.

A flebite é uma inflamação que ocorre na camada interna das veias mais superficiais das pernas. Esta condição acomete as mulheres com maior frequência e, dificilmente, ocorre nas veias dos membros superiores. Em alguns casos, a inflamação pode causar a formação de coágulos que afetam o fluxo do sangue.

Os scalps mais antigos não permitiam que o paciente dobrasse o braço para evitar que o equipamento saísse do lugar. Mas o avanço da tecnologia na saúde trouxe uma nova técnica, mais segura e confortável: o cateter intravenoso ou jelco, que além de evitar vazamento de sangue, garante mais mobilidade ao paciente.

O Jelco é um cateter intravenoso, utilizado para realização de punções venosas periféricas. Diferentemente do Scalp, é indicado para casos com maior tempo de permanência, o que permite também a infusão de grandes volumes de forma rápida.

O acesso venoso periférico (AVP) se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto na circulação venosa periférica, sendo uma via capaz de prover a infusão de grandes volumes ao paciente diretamente na corrente sanguínea, além a infusão de drogas de efeitos diversos com a obtenção de rápida resposta.

A causa comum das veias estourarem é a inserção da agulha muito profunda. Em seguida, insira o cateter em cima da veia e diminua o ângulo para reduzir as chances de atravessar as duas paredes da veia. Faça a inserção lentamente mas de forma constante.

A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial dos membros inferiores e é responsável, junto com outras veias, por levar o sangue dos pés, pernas e coxas ao sistema venoso abdominal e em sequência ao coração.

4 Dicas Para Você, Enfermeira, Visualizar a Veia dos Pacientes

  1. Use um torniquete. Esse é um dos métodos que as enfermeiras mais utilizam para visualizarem melhor a veia dos pacientes. ...
  2. Apalpe a região utilizando técnicas adequadas. ...
  3. Peça para o paciente relaxar. ...
  4. Procure por outra veia.

no máximo, quatro no total. Múltiplas tentativas de punções causam dor, atrasam o início do tratamento, comprometem o vaso, aumentam custos e os riscos de complicações.

A infecção relacionada ao cateter é um exemplo desta realidade. Ela ocorre quando há invasão da corrente sangüínea por um germe através da colonização do cateter venoso.

Deve-se buscar ajuda sempre que:

  1. Sentir dor durante a infusão de medicação.
  2. Presença de sinais flogísticos no local de inserção do cateter; Dor. vermelhidão. Inchaço. Saída de secreção.
  3. Inchaço do membro no qual o cateter está inserido.

Cateter Venoso Central – Utensílio inserido em veias centrais (jugulares internas, femorais ou subclávias); é o tipo de CVC mais utilizado. É de extrema importância que o profissional esteja preparado para manipulação desse utensílio, uma vez que o uso inadequado pode prejudicar a saúde do paciente.

O destaque fica por conta do cateter 26G, uma das cânulas mais finas existentes atualmente no mercado para esse dispositivo, com indicação para neonatos e idosos que possuem veias muito finas semelhantes a capilares, propiciando um atendimento mais humano, evitando causar o rompimento do vaso durante a punção.