O que é Acerto Pós perícia INSS?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O acerto pós-perícia é o serviço do INSS destinado a resolver uma pendência nos dados cadastrais, nos vínculos ou nas remunerações de um contribuinte para liberar o resultado de uma perícia ou de um benefício previdenciário que depende de uma perícia.

O que fazer quando o acerto pós-perícia impede a prorrogação do benefício? Neste caso, como não houve pedido de prorrogação do benefício dentro do prazo, o INSS alegará a falta de interesse de agir.

O que fazer quando não há resultado da perícia no INSS? Ao fazer consulta ao Meu INSS após as 21h do mesmo dia em que a perícia foi realizada e não conseguir ver o resultado, o segurado deve ligar para o número 135.

O acerto pós-perícia em análise significa que os documentos enviados após solicitação do INSS estão sendo verificados. Caso o prazo ultrapasse os 5 dias úteis, é aconselhável que o segurado entre em contato novamente com o INSS, registre uma reclamação na ouvidoria e, se necessário, entre com ação judicial.

Como saber se meu requerimento foi aprovado no INSS? Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Depois que você já está com a carta de concessão do seu benefício, o INSS tem um prazo mínimo de 45 dias para começar a realizar o pagamento do benefício concedido.

Se o segurado é um trabalhador com carteira assinada, nos primeiros 15 dias de afastamento a empresa é responsável por pagar o salário do empregado. A partir do 16º dia, o pagamento passa a ser responsabilidade do INSS, caso seja concedido o auxílio-doença.

90 dias

Ou seja, após o INSS conceder o benefício, ele tem 45 dias para iniciar o seu pagamento (que pode ser prorrogado para 90 dias, desde que seja apresentada uma justificativa). Ok, agora você já sabe que, na lei, o limite para um benefício do INSS ficar em análise é de 60 dias.

Essa facilidade pode ser utilizada até duas vezes seguidas. Depois disso, o segurado precisará agendar uma nova perícia médica para renovar o benefício.

3 – CONCLUIDO
Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO): É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS.

Como funciona o acerto pós-perícia? O beneficiário que estiver sem resposta sobre a perícia deve ligar, no dia seguinte, para o telefone do INSS, 135, e pedir para o atendente verifique se há alguma pendência a ser cumprida.

O INSS disponibiliza o resultado para consulta, a partir das 21 horas do dia que a perícia foi realizada. A consulta pode ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS ou pelo número do INSS 135.

Vale ressaltar, que em alguns casos aparecerá a mensagem “Nenhum benefício foi encontrado para a consulta”, quando isso acontece e o segurado fez a perícia, são grandes as possibilidades de haver alguma pendência no cadastro.

substantivo masculino Ato ou efeito de acertar, de fazer o certo, de realizar algo corretamente; correção: sua saída da empresa foi seu maior acerto. Acordo não formal; ajuste, trato: passo depois na loja para fazer o acerto. O que resulta de uma ação sábia, prudente; tino, sensatez, bom senso.

O valor da RMI não pode ser inferior a 1 salário mínimo (R$ 1.320,00 em 2023), e nem superior à média dos seus últimos 12 salários de contribuição. Vou analisar dois exemplos para deixar bem claro como funciona o cálculo do auxílio-doença.

Existe a possibilidade do segurado, após a negativa do INSS, retornar para trabalhar e não ser liberado pelo médico da empresa. Essa situação coloca o trabalhador no chamado limbo previdenciário. Nessa situação, o segurado fica totalmente desamparado.

Como receber o auxílio doença após a perícia? Para receber o auxílio doença após a perícia, é preciso que ele seja aprovado e você receba uma carta de concessão do benefício. Isso porque nela terá todas as informações, valores, datas e local de pagamento.

Estas são as principais informações que você vai encontrar na carta de concessão do INSS: Tipo de benefício (aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, etc.) Número do processo que resultou na concessão do benefício. Relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo do INSS.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.