O que é acentuação dos sulcos corticais?

Perguntado por: esales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os sulcos corticais são aquelas reentrâncias que todos têm no cérebro, que conferem aquele aspecto "engurugujado" dele. Acentuação destes sulcos frequentemente é relacionada ao envelhecimento, onde eles vão se acentuando devido a uma atrofia, contudo o sr(a) é jovem.

As depressões localizadas na superfície dos hemisférios cerebrais são denominadas sulcos e, se mais profundas, fissuras. Aproximadamente 2/3 do córtex cerebral estão entre os sulcos que podem, também, ajudar na delimitação dos lobos cerebrais4.

Sulcos, cisternas e fissuras são os espaços cheios de líquido que circundam o cérebro. Anatômicos quer dizer que estão normais, então pode ficar tranquilo.

Os sulcos ajudam a delimitar os lobos cerebrais, que recebem o nome de acordo com a sua localização em relação aos ossos do crânio: frontal, temporal, parietal e occipital.

O sulco central é um sulco ou fissura no córtex cerebral no cérebro de alguns vertebrados. Também chamado de fissura central, foi originalmente chamado de fissura de Rolando ou fissura rolandica, em homenagem a Luigi Rolando.

Os sintomas da atrofia cerebral dependem da área do cérebro acometida, mas podem incluir:

  • Mudanças no humor, comportamento e na personalidade;
  • Dificuldades na aprendizagem, para caminhar e movimentar-se;
  • Dificuldades para ler, falar, entender e memorizar;
  • Apatia;
  • Desorientação.

"Aspecto anatômico" em um laudo de exame de imagem, quer dizer que seu exame está normal. Que nas regiões descritas não existem alterações.

Córtex cerebral
Essa é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura.

O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos: Frontal. Parietal.

Os sulcos, as fissuras e as cisternas subaracnóideas são vias naturais de circulação do líquido cefalorraquidiano que podem ser utilizadas pelo cirurgião para alcançar regiões mais profundas do cérebro e da base do crânio.

Corresponde a uma dilatação dos ventrículos , ou seja, dilatação das cavidades de líquor dentro do crânio. . Os sintomas principais são dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência. As causas podem ser uma obstrução da drenagem do líquor ou uma dificuldade de absorção deste líquor.

O sistema ventricular é uma extensão do espaço subaracnoide no cérebro que consiste numa série de espaços e canais interconectados. Existem quatro câmaras preenchidas com líquido cefalorraquidiano (LCR): um par de ventrículos laterais, 3º e 4º ventrículos desemparelhados.

lobo frontal

O lobo frontal do cérebro é o principal responsável pela inteligência. Um estudo realizado pelo neurocientista, PhD e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, revelou que é necessário desenvolver essa região e colocar a inteligência como determinante para melhorar a saúde mental.

córtex pré-frontal

O córtex pré-frontal consiste em uma parte do nosso cérebro, localizada no lobo frontal, responsável pela atenção, ou seja, pelo chamado na neurociência fenômeno atencional (PANTANO, Telma.