O que é aceito como comprovante de residência?

Perguntado por: dmodesto . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel). Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

Logo, tem-se que o comprovante de residência é documento indispensável à propositura da ação, conforme assevera o artigo 320 do Código de Processo Civil. Entretanto, a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de residência não condiz com a realidade, sob pena de impossibilitar a prestação jurisdicional.

Obter atestado de residência fiscal

  1. Acesse o sistema Processos Digitais;
  2. Clique em Solicitar serviço via processo digital;
  3. Selecione a área Certidões e Atestados e o serviço Obter atestado de residência fiscal.

Eu, (nome completo do declarante), Brasileiro (se for de outra nacionalidade deve alterar), (profissão), (estado civil), inscrito no RG nº (informar) e no CPF sob o nº (informar), declaro para os devidos fins que resido à Rua (nome), nº (número), Bairro (nome do bairro), no município de (nome da cidade), no estado de ( ...

Para acessar esse serviço, “o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autenticado for físico, é necessário levar o impresso ao cartório para digitalização e autenticação.

Existem alguns documentos que podem ser apresentados como comprovante de residência, como: conta de luz, água, internet, contrato de aluguel, boleto de cobrança do condomínio, extrato do FGTS, fatura do cartão de crédito, dentre outros.

Existem alguns documentos que podem ser apresentados como comprovante de residência, como: conta de luz, água, internet, contrato de aluguel, boleto de cobrança do condomínio, extrato do FGTS, fatura do cartão de crédito, dentre outros.

O que fazer se não tiver comprovante de residência? A pessoa responsável pelas contas do imóvel deve preencher o documento, a próprio punho, descrevendo que a pessoa, e incluir o nome completo dela, além dos dados de CPF ou RG, moram com ela. As informações da pessoa responsável também devem ser inseridas no documento.

Nesses casos, o Advogado pode pedir que seu cliente e a pessoa com a qual reside (cujo nome conste no comprovante de endereço) para que assinem uma declaração de residência. No caso da pessoa cujo nome conste no comprovante de endereço ela irá afirmar de próprio punho que reside com seu cliente.

Fazer declaração de residencia a mão
Você precisará de papel sulfite branco, caneta azul ou preta e algumas informações básicas, como seu nome completo, CPF, endereço completo, nome completo do proprietário do imóvel e assinatura.

Por quanto tempo vale um Comprovante de Residência? A maioria das empresas pede para que o comprovante de residência seja atual. Isto é, que tenha até 90 dias de emissão. Por este motivo, não adianta levar uma conta de luz que venceu há dois anos, por exemplo.

Antes de mais nada, saiba que para tirar comprovante de residência pelo CPF é muito simples. Nesse sentido, basta que você entre em contato entre em algum site de determinado prestador de serviço que você possui (como por exemplo, no serviço de água, energia elétrica ou condomínio).

O preço é tabelado por lei em todos os cartórios deste Estado. Conforme a tabela de custas e emolumentos em vigor a partir de 07 de janeiro de 2022 o valor do Reconhecimento de Firma por Autenticidade é de R$ 19,00.

Na verdade, qualquer pessoa pode redigir a sua própria declaração de residência. Dependendo da situação do morador, no entanto, essa opção deixa de ser necessária. É o caso do proprietário ou do locatário de um imóvel, que normalmente tem a titularidade das contas dos serviços públicos de luz, água e gás.

Diferentemente de um comprovante, a declaração de residência é um documento utilizado por pessoas que não têm um imóvel próprio ou um registro de moradia no seu nome. Geralmente, como foi exemplificado no tópico anterior, os comprovativos são contas de luz, telefone, água, entre outros.

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA. _______________________________ reside comigo. Por ser verdade, dato e assino o presente documento, declarando estar ciente de que responderei criminalmente em caso de falsidade das informações aqui prestadas. _____________________________, _________/_________/__________.

O(a) companheiro(a) pode ser incluído(a) como dependente na declaração de Imposto de Renda, mas a condição é que o casal viva junto há mais de cinco anos ou que tenha filho (nesse caso não importa há quantos anos estão vivendo juntos). A regra vale para também para união homoafetiva.

portador(a) da carteira de identidade nº ____________________________, órgão de expedição _____________________ e do CPF nº ____________________________, declaro para os devidos fins e com anuência das duas testemunhas abaixo qualificadas e assinadas, que o imóvel situado na ...

Endereço (apresentar um dos comprovantes de residência relacionados) - Conta de água, luz, telefone ou gás, recibo de aluguel ou de taxa de condomínio, ou contrato de locação, emitidos há menos de 90 dias, em nome do próprio cliente ou de membro da família, quando comprovado o relacionamento entre as partes (certidão ...