O que é abstinência do cigarro?

Perguntado por: emoreira4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e alteração do sono são alguns dos sintomas da abstinência do cigarro. Esse conjunto de reações desconfortáveis, que podem incluir o aumento do apetite, tristeza e até depressão, é chamado de síndrome de abstinência da nicotina.

Desta forma, a pessoa que fica sem consumir a droga, no processo de abstinência começa a sentir sintomas desagradáveis que estão relacionados tanto ao seu corpo, quanto a sua mente, como por exemplo: irritabilidade, agressividade, náuseas, vômitos, confusão mental, tremores, entre outros.

4. Pare de fumar aos poucos. Se você tem um alto grau de dependência do cigarro, pode ser interessante fazer uma parada gradual. Nesse caso, você pode reduzir de 25% a 30% o número de cigarros a cada sete dias, de maneira a abandoná-los totalmente ao fim de quatro semanas.

Fumantes de tabaco têm até duas vezes mais risco de derrame e quatro vezes mais risco de doenças cardíacas. A fumaça do tabaco danifica as artérias do coração, causando o acúmulo de placas e o desenvolvimento de coágulos sanguíneos, restringindo o fluxo sanguíneo e levando a ataques cardíacos e derrames.

Beba sempre muito líquido, de preferência água ou sucos naturais sem açúcar. Evite tomar café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro. Procure trocá-los por chá e coquetéis sem álcool.

Além dos sintomas referidos anteriormente, deixar de fumar de repente pode provocar dor de cabeça, dificuldade de concentração e alteração do sono. Este conjunto de sintomas pode ainda incluir aumento do apetite, tristeza e até depressão, sendo chamado de síndrome de abstinência da nicotina.

Os efeitos nocivos do fumo transpõem os níveis puramente físicos, atingindo o envoltório sutil e vibratório que modela, vivifica e abastece o organismo humano, denominado perispírito ou corpo espiritual.

De uma a duas semanas depois de parar com o cigarro, o pulmão irritado já consegue diminuir o número de células produtoras de muco, desbloqueando a passagem de ar e regulando a quantidade de saliva produzida, por exemplo.

Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo. Parar de fumar não é fácil.

O ideal é marcar uma data para parar de fumar. Será o seu primeiro dia sem cigarro. Até ele chegar, vá reduzindo aos poucos a quantidade de cigarros fumados diariamente. Se você fuma um maço (20 cigarros) por dia, por exemplo, 20 dias antes da data comece a fumar 1 cigarro a menos a cada dia.

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Quanto tempo dura uma crise de abstinência? A crise pode durar entre um mês ou um mês e meio, no entanto, o tempo e sintomas variam de acordo com as características do consumo. O tempo de duração depende de alguns fatores.

O sintoma mais intenso, e mais difícil de se lidar, é a chamada “fissura" (grande vontade em fumar). É importante saber que a “fissura" geralmente não dura mais que 5 minutos, e tende a ficar mais tempo que os outros sintomas.

Atrase o horário do primeiro cigarro
Por isso, a dica é não pegar o maço assim que acordar. Tome o café da manhã primeiro ou, se você já faz isso, atrase o cigarro inicial em 1 a 2 horas. Por exemplo: se sempre começa às 9h, deixe para as 11h ou após o almoço.

Afinal, por que é tão difícil largar o cigarro? De acordo com a oncologista Tatiane Montella, do Grupo Oncoclínicas, essa dificuldade se dá pela dependência química e social que o cigarro gera. Outro fator que dificulta o processo de largar o cigarro está relacionado a marcadores genéticos.

Na verdade, você consegue uma melhora em sua pele em menos de 3 meses, à medida que o fluxo sanguíneo melhora e os níveis de nutrientes são restaurados. Recomendamos que você fale com o seu médico sobre encaminhamento e alternativas para parar de fumar.

Os brônquios pulmonares são aliviados e a respiração melhora consideravelmente. Os riscos de infecção são reduzidos; sintomas de abstinência e dependência são eliminados. Redução de problemas como tosse, fadiga e falta de ar. O risco de morte por doença cardiovascular é reduzido pela metade.

Se você quer tentar parar de fumar sozinho, vamos passar algumas orientações que podem ajudá-lo. Comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial, e para aumentar suas chances de sucesso, não tenha cigarros por perto.

A primeira semana pode ser a mais difícil, mas isso significa que o corpo está se adequando a uma nova forma de funcionar. Por mais desconfortável que seja, a síndrome de abstinência da nicotina é um sinal de que o organismo está voltando a funcionar normalmente”, completa.