O que é abscesso cutâneo furúnculo é antraz?

Perguntado por: rrezende8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Furúnculos são abscessos cutâneos causados por infecção estafilocócica que acomete o folículo piloso e os tecidos circundantes. Antraz é um agrupamento de furúnculos conectados no subcutâneo, provocando supurações profundas e cicatrizes. São menores e mais superficiais do que os abscessos subcutâneos.

Abscessos são coleções de pus em espaços teciduais confinados, geralmente causados por infecção bacteriana. Os sintomas incluem dor local, sensibilidade, calor e edema (se próximos da pele) ou sintomas constitucionais (se profundos).

As bactérias implicadas variam com o local do abcesso – na pele, a bactéria mais frequente é o Estafilococos aureus, mas também podem aparecer anaeróbios ou flora mista; estão habitualmente relacionados com o folículo piloso e desenvolvem-se em zonas com suor e fricção.

O que causa abscessos de pele? Os abscessos de pele são causados por uma infecção bacteriana, geralmente devido aos estafilococos (infecção estafilocócica). O tipo de estafilococos conhecido como SARM é resistente a muitos antibióticos e pode ser difícil de tratar.

A foliculite e os abscessos da pele são bolsas na pele, cheias de pus, provocadas por uma infecção bacteriana. Podem ser superficiais ou profundos, afetando apenas os folículos pilosos ou estruturas mais profundas da pele. (Consulte também Considerações gerais sobre infecções bacterianas da pele.

É importante saber ainda que essa bactéria pode ser contagiosa, podendo ser transmitida pelo contato com o pus ou mesmo com o ar. Algumas condições, como a diabetes, podem ser um fator de risco. A pessoa com furúnculo precisa adotar certos hábitos de higiene para evitar a propagação.

Fatores de risco
Portadores de diabetes mellitus, HIV positivos, usuários de drogas injetáveis, obesos e pessoas com baixa imunidade constituem a população de maior risco.

Os antibióticos como a neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico e a drenagem quando a lesão apresenta flutuação, são curativos.

Riscos do Abscesso
Um abscesso pode trazer incômodo e desconforto para um paciente, sendo uma infecção preocupante e um problema que deve ser tratado com emergência.

Os abcessos são provocados por infecções bacterianas e ocorrem em várias partes do corpo. O abcesso mais comum é o abcesso do folículo piloso. Abcessos são provocados por infecções bacterianas. Podem ocorrer em diversos órgãos e tecidos do corpo, e a sua presença indica infecção.

As penicilinas são os antibióticos de escolha. A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina.

Os coloproctologistas são os especialistas que tratam estas doenças. A intervenção cirúrgica para drenar o abcesso pode ser feita em uma consulta com anestesia local ou em uma sala de cirurgia sob anestesia geral.

Nebacetin 5,0mg/g + 250UI/g, caixa 1 bisnaga com 50g de pomada de uso dermatológico.

Os abscessos na pele não passam despercebidos. Os sintomas, além da aparição do cisto, vêm acompanhados de dor pulsante, vermelhidão em cima e ao redor e febre em alguns casos. Eles podem ou não vazar o pus acumulado, e quando isso acontece é perigoso pois pode desencadear outros processos inflamatórios no organismo.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.

Abaixo segue uma lista com alguns dos abscessos descritos pela literatura de saúde:

  • Abscesso cutâneo.
  • Abscesso perianal.
  • Abscesso peritonsilar.
  • Abscesso pulmonar.
  • Abscesso amebiano.
  • Abscesso Esplênico.
  • Abscesso da Glândula de Bartholin.

A maioria dos abcessos são doloridos, por isso as pessoas geralmente procuram tratamento imediatamente. Por vezes, a infecção causa pouca ou quase nenhuma dor. Se esse problema não é tratado, a infecção pode durar meses ou até mesmo anos.

Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

Rosto, axila, pescoço e coxas são alguns exemplos. O furúnculo pode se desenvolver entre 2 dias a 3 semanas e, após a drenagem do pus, precisa de mais de 1 semana para cicatrizar.

Furúnculo é uma infecção de pele, geralmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que acomete o folículo piloso (pelo), a glândula sebácea e o tecido ao redor.