O que é ABS no serviço?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

O ABS é um recurso eletrônico obrigatório em todos os carros fabricados e vendidos no Brasil desde 2014. Sua função é evitar que as rodas travem no momento de uma frenagem forte, diminuindo a distância de parada total do veículo e mantendo o controle do carro nas mãos do condutor.

Quando a luz do ABS está acesa no painel, há um problema no sistema (do próprio ABS) que está atrapalhando o travamento das rodas em frenagens bruscas. Então, ao contrário do que muitos motoristas pensam, o problema não está diretamente acontecendo no conjunto de freios do veículo.

Inclusive a luz do ABS, que pode acender e apagar intermitentemente, é uma situação comum. Desde o nível de óleo até as pastilhas de freio, tudo deve ser sempre anotado e avaliado se e quando precisam ser substituídos ou reabastecidos.

O freio a disco é um sistema de freio, com diferentes componentes que atuam para desacelerar o veículo. O freio ABS, por outro lado, é apenas uma tecnologia que trabalha em conjunto com os freios do carro, evitando que as rodas travem durante uma frenagem mais brusca.

Seu nome vem da sigla em inglês para Antilock Braking System. No painel do veículo, o ABS é identificado por um luz amarela que traz exatamente a sua sigla. Quando ligar o carro e a luz acender e logo em seguida se apagar, significa que o sistema está em perfeito funcionamento.

Isso pode acontecer devido ao empenamento do disco, que nunca deve ser maior do que 0,1 milímetro. Quando esse limite é extrapolado, todo o sistema fica prejudicado. Além dos discos, os cubos das rodas também podem ser os responsáveis pelas trepidações.

A exemplo, o EBD é capaz de identificar quando uma das rodas do veículo não está em contato com o solo ou está com pouca aderência. Assim, o módulo consegue corrigir essa situação. Isso evita, por exemplo, que o carro saia da trajetória reta quando o freio é acionado.

É possível dirigir com a luz de freio ABS acesa, mas é altamente recomendável não fazê-lo, pois reduz sua segurança e pode levar a sérios danos ou mesmo acidentes. Se a luz de ABS permanecer acesa após ligar o motor, é melhor levar seu carro a um mecânico certificado o mais rápido possível para inspeção e reparos.

A frequência desse sinal é determinada pela rotação da roda fônica (velocidade da roda do veículo). Os sensores ABS, geralmente estão localizados na manga de eixo do veículo (rodas dianteiras) e no eixo (rodas traseiras).

Luz acessa no painel, em geral, não é bom sinal. No entanto, há algumas variações, principalmente na questão de cores e esse é um belo exemplo do significado das luzes do painel. Luz vermelha acessa no painel significa emergência, já luz amarela acessa significa alguma advertência.

Ou seja, sem o ABS, há o risco de o motorista perder o controle da direção em função do travamento das rodas.

Quanto tempo posso andar com a luz da injeção acesa? Não é recomendado continuar dirigindo com a luz da injeção eletrônica acesa por muito tempo, pois o problema pode se agravar e causar danos maiores ao veículo. Se a luz estiver acesa, é aconselhável parar o veículo o mais breve possível e procurar ajuda profissional.

Luz do óleo: motivos para estar acesa
No motor, existe um sensor que analisa quando a pressão do óleo está baixa. A partir do momento em que ela se aproxima de um nível crítico, a luz pisca para alertar o motorista. Isso indica falta de pressão ou vazão no sistema de lubrificação.

ABS. O acabamento ABS tem um Coeficiente de Atrito Úmido > 0,70, o que garante um produto com aderência 30% maior do que outros acabamentos tradicionais. Por esse motivo, é a opção adequada para áreas molhadas, onde a resistência ao escorregamento é fundamental.