O que é abiótico exemplos?

Perguntado por: eximenes8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O que é abiótica? Chamamos de abiótica quando um fator ambiental exerce influência sobre o meio, mas não tem sua origem em um organismo. A água, a luz solar, o vento e a temperatura, por exemplo, são fatores abióticos, enquanto os microrganismos, as plantas e os animais são fatores bióticos.

Abiótico é um termo relacionado com a área da biologia, que se refere ao meio onde não há condições de haver vida, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. A palavra “abiótico” designa o oposto do termo biótico e permite referir-se àquilo que não faz parte ou que não resulta dos seres vivos.

Fatores abióticos referem-se aos elementos físicos e químicos não vivos presentes no ecossistema. Os recursos abióticos normalmente são obtidos da litosfera, atmosfera e hidrosfera. Dentre eles: água, ar, solo, luz solar e minerais. Fatores bióticos são os organismos vivos (ou que já estiveram vivos) no ecossistema.

Fatores abióticos são o próprio “meio ambiente”, fatores físico- químicos como água, ar, solo, temperatura, pressão, etc. Esses fatores se relacio- nam no ecossistema, sem um ambiente não se pode ter vida, os fatores abióticos influenciam nos fatores bióticos.

Os fatores abióticos são os determinadores da estrutura e andamento das atividades das comunidades vivas. Nesse sentido, a interação dos seres vivos, como fatores bióticos, em determinado ecossistema, forma a chamada biota.

Os fatores abióticos, como temperatura, umidade e os ventos apresentam capacidade de determinar o crescimento e reprodução fenológica das plantas, a depender de como esses atuam e quais as condições proporcionadas.

Os fatores abióticos são componentes não vivos que influenciam a vida dos seres vivos presentes no ecossistema. Através dos fatores abióticos os seres vivos fazem adaptações para seu desenvolvimento. Esses fatores variam de valor de local para local, o que determina uma grande variedade de ambientes.

1. Relativo à vida. 2. [ Biologia ] Relativo a biota ou ao conjunto dos seres vivos de uma região (ex.: comunidade biótica).

Os componentes bióticos se referem ao conjunto de seres vivos, animais e vegetais, e suas relações em uma determinada região.

Os fatores bióticos correspondem às comunidades vivas de um ecossistema, que pode ser tanto uma floresta quanto um pequeno aquário. São exemplos: plantas, animais, fungos e bactérias.

Bióticos – Está relacionado aos seres vivos das comunidades como plantas, animais e bactérias, que por sua vez desempenham papeis diferentes no ecossistema. Abióticos – São fatores externos fundamentais para a sobrevivência das espécies como água, sol, solo, gelo, vento etc.

Os principais tipos de ecossistemas terrestres são as florestas, desertos, pradarias e savanas.

Os seres vivos e os elementos não vivos compõem o ambiente . Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais e as plantas. Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

A umidade está diretamente relacionada à temperatura, variando consideravelmente entre as diferentes regiões do planeta; E) Atmosfera – as condições atmosféricas também afetam os ecossistemas, podendo agir como perturbações de intensidades variadas.

Importância do Ciclo da água
Disponibilidade para o ecossistema: O ciclo da água mantém a água disponível para ser absorvida pelos organismos que dela dependem; Regulação do clima: A presença de água na superfície terrestre e na atmosfera está relacionada com a manutenção do clima em uma determinada região.

O solo, a luz solar, a temperatura, a água são exemplos de fatores abióticos. Esses componentes podem ser determinantes do desenvolvimento dos fatores bióticos (o seres vivos).

Na relação dos elementos não vivos estão: rochas, solo, sol, temperatura, água e ar.