O que é ABC autismo?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 2 de maio de 2023
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O que é escala ABC? A escala ABC vem do nome em inglês Autism Behavior Checklist. Ela é uma lista de checagem de comportamento autístico desenvolvida por Krug et al., 1980, e é um dos cinco subtestes que compõem o ASIEP-2 (Autism Screening Instrument for Educational Planning-2).

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a terapia ABA poderá ser conduzida por qualquer profissional da área da saúde ou da educação, com profissão regulamentada pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal, desde que graduado ou pós-graduado em Análise do Comportamento Aplicada.

O autismo nível 1, também conhecido com síndrome de Asperger, apresenta as mesmas características do autismo clássico, mas de uma forma um pouco mais leve. Os pacientes possuem dificuldade de comunicação, mas que não interfere nas relações sociais de forma tão explícita.

O ABA pode ser realizado de forma mais clássica, através da técnica de Tentativas Discretas (geralmente na mesinha) ou de forma mais naturalista, como é o Modelo Denver de Intervenção Precoce (link acima) que é indicado para crianças menores, de até 5 anos.

O ADI-R é muito útil para diagnosticar o TEA, planejar medidas terapêuticas e distinguir o autismo de outros transtornos do desenvolvimento.

A escala MCHAT é uma ferramenta para identificar o autismo precocemente, ainda que o diagnóstico dependa de uma segunda avaliação com outros testes. Entre eles, a Entrevista de Diagnóstico de Autismo Revisada (ADI-R) e a Programação de Observação Diagnóstica para Autismo (ADOS).

O diagnóstico do espectro autista é apenas clínico. Isso significa que, para certificar se uma pessoa é autista, é preciso observar o comportamento do paciente e analisar informações coletadas com as pessoas que convivem com ele, com o auxílio de questionários protocolados, como a escala MCHAT.

Dentro da categoria de Transtornos Globais do Desenvolvimento, os diagnósticos classificados como CID F84 sempre vem acompanhado de um ponto e um número de 0 a 9 que identifica aquela subcategoria em específico: F84. 0: Autismo infantil; F84.

O valor de cada hora se assemelha ao de consultas com outros profissionais de saúde — em torno de R$ 250 —, mas o que inviabiliza o pagamento é a quantidade de sessões necessárias.

A partir desses questionamentos, o método ABA busca trabalhar o impacto da condição autista em situações reais. O objetivo, então, é fazer os comportamentos desejáveis e úteis serem ampliados e diminuir aqueles que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem.

4- Transtorno Autista
Sendo assim, apresenta maior comprometimento das capacidades. Este grau do espectro autista, em geral, é identificado aos três anos de idade, de modo precoce.

De acordo com as subdivisões, o TEA (6A02), na CID 11, é classificado como: 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional.

Portadores de TDAH apresentam dificuldade de manter a atenção, inclusive em aulas e conversas, por causa da falta de foco, enquanto para os autistas o obstáculo está em não saber como interagir. Enquanto algumas diferenças são facilmente perceptíveis, a hiperatividade do TDAH é similar à inquietação dos autistas.

Para que a intervenção seja de qualidade, o profissional deve seguir algumas etapas fundamentais, como:

  1. Avaliação comportamental.
  2. Definição de objetivos.
  3. Planejamento de estratégias e procedimentos.
  4. Implementação da intervenção.
  5. Reavaliação contínua.

Portanto, um tratamento de 10 horas pode ser considerado intervenção em ABA mas, com certeza, será a exceção e não a regra para a maioria dos pacientes.

O ensino em ABA deve ser realizado de forma individualizada, intensiva e de preferência através da intervenção precoce. "A intervenção precoce" refere-se a terapias que devem começar antes dos 4 anos de idade e "Intensivo" ao total de 25 a 40 horas de intervenção por semana.

Qualquer pessoa que seja devidamente capacitada para essa aplicação.

ADOS-2 é uma avaliação padronizada e semiestruturada feita a partida da observação, da comunicação, interação social, hábitos e comportamentos de crianças, jovens e adultos.

ADI-R é a sigla para Autism Diagnostic Interview-Revised ou Entrevista Diagnóstica para o Autismo Revisada. Trata-se de uma entrevista diagnóstica semiestruturada concebida para ser aplicada no principal cuidador da criança com hipótese de transtorno global do desenvolvimento (TGD).