O que é abaulamento discal em L5 S1?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Abaulamento discal difuso é o deslocamento da cartilagem do disco intervertebral L4L5 em diversas direções, ou seja, como se a cartilagem do disco entre as vértebras L4 e L5 estivesse espalhada em grande parte da sua circunferência.

Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar. Para que uma pessoa possa se aposentar por invalidez é preciso que exista uma incapacidade total e permanente.

O abaulamento discal consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença. Uma das principais causas do surgimento do problema é o envelhecimento, ou seja, o processo de degeneração causado pelo rompimento das fibras do anel fibroso.

A consequência da rigidez e desgaste do disco intervertebral acarreta no abaulamento discal. Entre os principais sintomas dessa condição médica, podem ser citados desconforto e dor na região afetada da coluna, espasmos musculares, rigidez e mobilidade reduzida.

Quem tem abaulamento discal pode pegar peso? Sim. Não há contraindicação formal para carregamento de peso por indivíduos com abaulamento discal.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.

A coluna lombar é constituída por cinco vértebras (L1 a L5) e localiza-se na região habitualmente designada por “costas”. A coluna sagrada (região do sacro) localiza-se na parte mais inferior, com quatro ou cinco vértebras fundidas (S1 a S5) e termina no cóccix.

A protusão discal não tem cura. No entanto, os tratamentos propostos têm por objetivo melhorar a estabilidade da coluna vertebral, aliviar os sintomas e, consequentemente, a evolução da doença.

Problemas mais graves podem estar relacionados à lombalgia ou dor na coluna lombar. No entanto, há casos em que a lombalgia é a manifestação de uma enfermidade mais grave. Ela pode, por exemplo, estar associada a fraturas osteoporóticas, infecções do trato urinário, pedra no rim e tumores.

CID M54 é o código para Dorsalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Fatores como hérnia de disco ou alterações degenerativas na região lombar estão entre as causas. Conforme o DATASUS, o código M51.1 é especificado como Ciática devida a transtorno de disco intervertebral, e exclui a CID M54.1 – Radiculite lombar SOE.

Causas Abaulamento
Em geral, a protrusão do disco ocorre devido ao desgaste da parte externa do disco, que ocorre com a idade da pessoa, mas também em pessoas mais jovens com alguns movimentos, como ao levantar objetos pesados.

Alongamentos
Os alongamentos estão entre os exercícios mais indicados para quem sofre de hérnia de disco. Eles melhoram a flexibilidade da coluna e da musculatura paravertebral e diminuem a percepção de dor aguda, trazendo mais qualidade de vida para o dia a dia do paciente.

Uma crise de hérnia de disco dura de cerca de 2 meses em 80% dos casos, com ou sem tratamento, os 20% restantes se tornam crônica, um quadro clínico onde o paciente terá a patologia por toda a vida. Para diagnosticar uma crise de hérnia de disco crônica ou aguda, o paciente deve ser submetido a uma avaliação médica.

Quem tem hérnia de disco pode fazer atividade física e pode frequentar academia. O importante é sempre fazer a atividade física com a supervisão de um profissional, para que o volume e a intensidade dos treinos sejam adequados a sua condição clínica.

O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, já que envolve diversos músculos, articulações e tendões. Por isso, pode ser um exercício contraindicado para pessoas com lesões mais graves na coluna, especialmente pessoas que estão na fase aguda de uma hérnia de disco.

Para os pacientes diagnosticados com hérnia de disco, o Pilates é uma ótima opção. Essa atividade é recomendável no combate às dores e para manter a coluna livre de desconfortos durante as atividades diárias.

A hérnia de disco aposenta pessoas todos os anos no Brasil, especialmente nos casos mais graves em que geram algum tipo de perda de mobilidade. Neste post, vamos te explicar tudo sobre a aposentadoria por invalidez por hérnia de disco, desde os requisitos até como passar pela perícia.