O que é abaulamento discal difuso em L4 e L5?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O que é abaulamento discal difuso em L4 e L5? Abaulamento discal difuso é o deslocamento da cartilagem do disco intervertebral L4L5 em diversas direções, ou seja, como se a cartilagem do disco entre as vértebras L4 e L5 estivesse espalhada em grande parte da sua circunferência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
O abaulamento discal seria o início do processo degenerativo do disco, em sua maioria, sem significado clinico. Já a hérnia provém de um disco mais degenerado, e essa sim merece mais atenção.

Tem cura sim, mas nem sempre. O abaulamento de um disco intervertebral pode comprimir uma raiz nervosa levando a perda de força. A recuperação pode ocorrer espontaneamente , com fisioterapia ou mediante a tratamento cirúrgico.

Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar. Para que uma pessoa possa se aposentar por invalidez é preciso que exista uma incapacidade total e permanente.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.

A falta de hidratação, uma alimentação desequilibrada, consumo frequente de álcool e o tabagismo são fatores comportamentais que podem acelerar o desgaste dos discos e intensificar quadros de abaulamento discal.

A dor varia muito de pessoa a pessoa. Um mesmo abaulamento discal pode levar um paciente a sentir pouca dor ou até dor incapacitante pois também depende se este abaulamento está comprimindo algum nervo ou outra estrutura. Além disto, pode haver um desgaste das juntas no mesmo local (artrose).

Disco intervertebral L4-L5.
Este disco fornece funções de amortecimento e absorção de cargas para proteger as vértebras contra o cisalhamento e a compressão umas contra as outras durante os movimentos da coluna vertebral.

Quem tem abaulamento discal pode pegar peso? Sim. Não há contraindicação formal para carregamento de peso por indivíduos com abaulamento discal.

Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.

Quais as causas da protusão discal e abaulamento discal? A protusão discal e o abaulamento discal ocorrem devido a um processo natural da senilidade, visto que com o passar dos anos, o uso constante da estrutura vai se desgastando.

A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

Causas Abaulamento
Em geral, a protrusão do disco ocorre devido ao desgaste da parte externa do disco, que ocorre com a idade da pessoa, mas também em pessoas mais jovens com alguns movimentos, como ao levantar objetos pesados.

CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

A hérnia de disco extrusa é uma das manifestações de desgaste mais grave de coluna, que afeta o disco vertebral, uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras. Quando não tratado a tempo pode provocar dores persistentes, aguda e incapacidade dos movimentos.

Sim, uma hérnia de disco pode levar a uma paralisia. Isso pode acontecer em casos em que a hérnia cause uma severa compressão medular ou de um nervo por um tempo prolongado. Esses casos merecem cirurgia.

O valor pago a um segurado do Auxílio-doença corresponde a 91% do seu salário de benefício.

Sim, problemas na coluna dão direito a benefícios do INSS, mas depende de qual problema é, e qual o grau. Isso porque não basta ter a doença, mas sim comprovar que ela te deixou impossibilitado de exercer suas funções laborais.