O que é abalroamento no cruzamento?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4 / 5 13 votos

O abalroamento é uma colisão leve nas laterais dos veículos. Em geral acontece em cruzamentos ou devido a manobras inesperadas. As conversões à esquerda são a causa da maioria dos abalroamentos. Nos cruzamentos, as causas mais comuns são falta de visibilidade ou desconhecimento das preferências.

Será lateral quando os veículos transitam na mesma direção sendo em sentidos opostos ou não. Por último poderá ser transversal quando os veículos transitam em direções que se cruzem, ortogonal ou obliquamente.

Colisão lateral: Quando dois veículos transitam na mesma direção ou em sentido contrário e se tocam lateralmente.

a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela; b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela; c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor; Contudo, essa preferência não é absoluta.

As colisões podem ser classificadas em três tipos: a colisão elástica, a colisão parcialmente elástica e a colisão inelástica.

  • Colisão elástica ou perfeitamente elástica.
  • Colisão Parcialmente Elástica.
  • Colisão Inelástica.

Significado de Abalroamento
substantivo masculino Choque; colisão violenta de uma coisa com outra. Colisão; ação de abalroar, de colidir, de chocar. [Figurado] Investida contra: abalroamento de investigações.

As colisões laterais são aquelas que um veículo atinge as portas do outro. Esses sinistros de trânsito também podem causar consequências graves para os condutores e passageiros do veículo.

Já a corretiva é aquela exigida quando o condutor precisa agir com rapidez para corrigir uma situação de perigo que não pôde ser antecipada. É quando o motorista realiza ações de reparo em situações não previstas por ele.

Colisão Lateral
As principais partes de um corpo atingidas por este tipo de acidente constituem geralmente com a rotação de pescoço, bem como lesões na parte lateral do corpo, como braços, pernas, costelas, etc.

Trata-se de colisão de veículos em que ambas as partes trafegavam na mesma direção.

Presume-se a culpa do motorista que colide na parte traseira do veículo que está imediatamente a sua frente. A referida presunção de culpa é juris tantum, podendo ser elidida pela demonstração de que o acidente foi ocasionado pelo condutor do veículo abalroado.

Colisão é a interação, num curto intervalo de tempo, entre dois ou mais corpos que inicialmente encontram-se livres, produzindo uma configuração final, também envolvendo corpos livres. É importante enfatizar que por interação entendemos como a ação de forças internas que formam pares de forças do tipo ação – reação.

Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

Direção preventiva é a forma de dirigir, que permite ao condutor prever situações de perigo agindo de maneira a evitar ou reduzir os riscos existentes. As técnicas de direção preventiva ajudam o condutor a se proteger os demais com atitudes conscientes e responsáveis para um trânsito seguro.