O que é ABA no autismo?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O que é ABA? A ABA — sigla da língua inglesa para Applied Behavior Analysis — é uma ciência da aprendizagem que estuda os comportamentos humanos que são socialmente relevantes. Dessa forma, seu principal objetivo é entender, analisar e explicar as relações entre os comportamentos humanos com o ambiente e aprendizagem.

“ABA” é a abreviação para Applied Behavior Analysis que é Análise do Comportamento Aplicada, em português. Desta maneira, o método se baseia em uma aprendizagem que visa reforçar os bons comportamentos. Sendo assim, considera diversos princípios comportamentais.

A partir desses questionamentos, o método ABA busca trabalhar o impacto da condição autista em situações reais. O objetivo, então, é fazer os comportamentos desejáveis e úteis serem ampliados e diminuir aqueles que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem.

Alguns tipos de terapias baseadas nos princípios ABA são ensaios discretos aprendizagem, ensino incidental (ou treinamento em ambiente natural), comportamento verbal, treinamento de resposta e paradigma da linguagem natural (veja a próxima página para detalhes).

Justamente por ser tão intensa, a Terapia ABA tem um custo altíssimo, podendo facilmente ultrapassar os R$ 30.000,00 mensais.

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a terapia ABA poderá ser conduzida por qualquer profissional da área da saúde ou da educação, com profissão regulamentada pelos órgãos competentes do Poder Executivo Federal, desde que graduado ou pós-graduado em Análise do Comportamento Aplicada.

A intervenção deve ser intensiva, ou seja, fornecida por 25 a 40 horas por semana ao longo de um ano ou mais, e de forma abrangente, visando um desenvolvimento amplo. Apesar da carga-horária assustar as famílias, não é incomum que crianças típicas interajam com adultos, outras crianças e cuidadores por 40 horas.

Com a estimulação adequada, o tratamento de fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia e educação correta e especializada, a pessoa com "autismo leve" consegue atingir elevados níveis de desenvolvimento. Essas medidas irão ajudar a criança a se desenvolver e a interagir melhor com os outros.

O autismo é classificado em 3 níveis: * Nível 1: popularmente conhecido como “leve”, quando o indivíduo precisa de pouco suporte, * Nível 2: o nível “moderado”, cujo grau de suporte necessário é razoável e, * Nível 3: conhecido como autismo severo, quando o indivíduo necessita de muito suporte.

Benefícios da Terapia ABA para crianças autistas

  • Entendimento do espectro autista;
  • Promoção da interação social;
  • Aumento da percepção dos sentidos (paladar, audição, visão, olfato e tato)
  • Aumento da autonomia e independência da criança;
  • Desenvolvimento de novas habilidades;
  • Aperfeiçoamento do autocuidado;
  • Entre outros.

A sigla ABA significa Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis) e é um método de terapia muito eficaz na alteração e instalação de padrões de comportamento. É utilizada por psicólogos que seguem a abordagem Comportamental (Behaviorista), sendo esta uma abordagem científica.

O que é ABA? Para começar, é preciso entender que a Análise do Comportamento Aplicada (ABA, da sigla em inglês para Applied Behavior Analysis) é uma ciência cujas estratégias são baseadas na Análise do Comportamento (AC).

Terapia comportamental (ABA) (42%)
As terapias que seguem os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) são as mais indicadas pela OMS para pessoas com desenvolvimento atípico, especialmente o autismo.

De acordo com as subdivisões, o TEA (6A02), na CID 11, é classificado como: 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional.

Nem todas as pessoas sabem, mas é possível realizar a terapia ABA pelo SUS. ABA é a abreviação para Applied Behavior Analysis. É conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada. Sua aplicação para crianças portadoras de Transtorno Espectro Autista (TEA) também é definida como “aprendizagem sem erro”.