O que é a vida pregressa?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Esse termo está relacionado aos antecedentes da vida de uma pessoa. Ou seja, fatos que ocorreram ao longo do tempo, que são de algum modo relevantes ao cargo que ela pretende exercer.

9 sinônimos de pregressa para 1 sentido da palavra pregressa: Que ocorreu antes, anteriormente: 1 anterior, antecedente, passada, precedente, prévia, primeira, preliminar, predecessora, antepositiva.

Concurso Receita Federal: Pesquisa de Vida Pregressa
Serão convocados para a realização da Pesquisa de Vida Pregressa os candidatos aprovados na Prova Discursiva. Trata-se de etapa eliminatória, em que o candidato será considerado recomendado ou não recomendado.

A fase de investigação social visa avaliar a idoneidade moral e social de um candidato para exercer o respectivo cargo público de interesse. Para isso, são coletadas informações em relação à conduta social e profissional do participante por meio de certidões de antecedentes criminais.

O que reprova na investigação social da Polícia Federal? discriminação de raça e sexo ou qualquer outra força de preconceito ou, ainda, que faça alusão a ideia ou ato ofensivo à polícia.

Mito – Mesmo quem teve passagem pela polícia pode assumir uma função pública. O candidato deverá provar que não foi condenado. Mas há restrições – quem tem passagem não pode assumir cargo de forças armadas ou justiça. 4 - Candidato demitido de cargo público não pode prestar concurso.

pregressa | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1. Voltar, tornar ao ponto de partida. 2. Fazer voltar.

O verbete progresso tem como acepções: “movimento ou marcha para a frente”, “desenvolvimento”, “aumento”, “adiantamento em sentido favorável”.

Portanto, caso você esteja recuperado da depressão, saiba que o histórico da sua doença não é critério válido de inaptidão para o exercício do cargo pelo qual foi aprovado, sendo ilegal o argumento de potencial problemas de saúde futuros.

Ou seja: uma pessoa não pode ser impedida de participar de um concurso ou mesmo de assumir a vaga, caso seja aprovada, apenas por estar inadimplente.

Em razão disso, os tribunais entendem que o fato de o candidato possuir um parente criminoso, ainda que tenha contato ou amizade, por si só, não é suficiente para reprovação. É necessário para eliminação provas reais de que o candidato tenha envolvimento com aquele indivíduo criminoso no intuito de praticar crimes.

Pessoas que tomam remédio controlado em geral podem fazer os concursos? Sim, podem. Segundo Gomes, a participação é permitida desde que seja apresentada uma justificativa médica.

Cabe então requerer uma certidão aos órgãos encarregados da investigação criminal (Polícia Judiciária ou Ministério Público) para que indiquem se há menção ao seu nome em algum inquérito policial ou procedimento investigatório criminal. É o que garante o artigo 5º, XXXIV, “b”, da Constituição.

Não pode prestar concurso público quem não se enquadra nas condições mínimas exigidas para qualquer concurso, tais como nacionalidade brasileira, gozo dos direitos políticos, dentre outros, conforme mencionado acima. Além disso, o edital do concurso dita as regras específicas do cargo.

Por ser considerada de caráter eliminatório, a avaliação de Sindicância de Vida Pregressa é uma fase tão relevante quanto às demais. Ou seja, mesmo que você tenha passado em todas as fases anteriores, se a banca constatar alguma situação que te desabone, você pode ser eliminado do concurso público.

A polícia não pode dar baculejo, enquadro ou geral — como são conhecidas popularmente as abordagens ou “buscas pessoais” feitas pelos agentes públicos — apenas baseada nas impressões do policial sobre a aparência ou “atitude suspeita” de alguém, conforme decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Controle emocional, relacionamento interpessoal, liderança e flexibilidade de conduta são algumas das características exigidas dos candidatos, segundo apontam os cursos preparatórios para a PMESP. Instabilidade, descontrole emocional ou outros problemas psicológicos derrubam muitos nessa fase.

Ela investiga crimes como: corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, organização criminosa, lavagem de dinheiro, obstrução da justiça e recebimento de vantagem indevida.