O que é a veia jugular?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

As veias jugulares externa e interna são as duas principais veias que drenam o sangue da cabeça e do pescoço. As veias jugulares externas são mais superficiais e drenam, para as veias subclávias, o sangue da região posterior do pescoço e da cabeça.

As veias jugulares internas são veias do pescoço. Elas transportam sangue venoso do crânio e sistema nervoso, além do sistema do cérebro exterior e inferior. Se unem com a veias subclávias (abaixo da clavícula) para formar as veias braquiocefálicas que drenam para a Veia Cava Superior.

Veia jugular interna
As pulsações são especialmente visíveis quando a cabeça da pessoa está mais baixa do que os pés. O pulso dela aumenta consideravelmente em condições como a da doença da valva atrioventricular esquerda, em que a pressão na circulação pulmonar e no lado direito do coração é elevada.

Os enfermeiros estão legalmente habilitados para realização da técnica de acesso jugular externo, esclarece parecer da conselheira Helga Bresciani.

A maioria dos exames de rotina é feita com sangue venoso, sendo que o local de preferência para a coleta do sangue é a veia jugular, localizada no pescoço, pois é o vaso mais calibroso e, geralmente, o animal sente menos dor ao puncionar.

As complicações mais comuns associadas à punção da veia jugular são: punção arterial inadvertida, promovendo hematomas compressíveis, sendo necessário a compressão digital por aproximadamente 10 minutos para prevenir hematomas, lesão do ducto torácico, que ocorre na punção de subclávia à esquerda e infecção no local da ...

Esta área contém a artéria carótida e veia jugular. Se qualquer uma destas for cortado o atacante vai sangrar até a morte muito rapidamente.

A veia cava inferior, por sua vez, é a maior veia do corpo humano, apresentando um diâmetro de aproximadamente 3,5 cm. É formada pelas duas veias ilíacas comuns, responsáveis por recolher o sangue dos membros inferiores e da região pélvica.

veia cava superior

As maiores veias são a veia cava superior e a veia cava inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração. Todas as veias da circulação sistêmica acabam eventualmente drenando de volta para uma delas.

Dor na veia do pescoço.
Os problemas vasculares nos vasos do pescoço que podem ser origem de dor são a carotidínea, situação onde ocorre inflamação da parede arterial e a dissecção arterial. Por esse motivo, procure um médico caso sinta esses sintomas.

A Veia Jugular Interna (VJI) direita comunica-se com o Átrio Direito (AD) quase em linha reta através da veia cava superior, enquanto o mesmo não ocorre com a VJI esquerda, devido à sua interposição.

Qual a diferença entre carótida e a jugular? A artéria carótida conduz sangue arterial e a veia jugular conduz sangue venoso. As artérias carótidas são vasos sanguíneos que levam sangue arterial do coração para o cérebro.

Olá, no pulso a artéria que palpamos é a radial, enquanto a artéria que aferimos a pressão arterial é a chamada braquial.

As veias jugulares externa e interna são as duas principais veias que drenam o sangue da cabeça e do pescoço. As veias jugulares externas são mais superficiais e drenam, para as veias subclávias, o sangue da região posterior do pescoço e da cabeça.

Normalmente é indicado em cirurgias de grande porte ou naqueles pacientes mais graves, internados em unidades de terapia intensiva. Além da melhor administração de medicamentos, o acesso venoso central também permite uma melhor monitorização do paciente, o que permite melhor segurança e qualidade do tratamento.

A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital, localizada exatamente na dobrinha do braço, na parte oposta ao osso do cotovelo. Caso não esteja aparente, o paciente deve ser instruído a abaixar um pouco o braço e fechar a mão para que as veias basílica e cefálica fiquem mais aparentes.

Qual a melhor veia para coleta de sangue? A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital. Caso não esteja aparente, o profissional terá de procurar por outra veia, pedindo para o paciente abaixar um pouco o braço e fechar a mão, deixando as veias basílica e cefálica mais aparentes.

Introduza a seringa na jugular do paciente com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º graus. 5º. Após coletar a amostra, retire a seringa do paciente e pressione o local.

Nos casos de veias estouradas que causam dor intensa, grande área de vermelhidão ou inchaço, pode haver o risco de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, sendo recomendado procurar uma emergência. Nestes casos, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos anticoagulantes e até cirurgia.

Nesse caso, deve-se limpar a região com um pano embebido em água até encontrar o local do ferimento. Depois é só pressioná-lo com gaze ou com um pano limpo para estancar o fluxo de sangue. Se isso não acontecer em cinco ou dez minutos, no máximo, a pessoa deve ser encaminhada para socorro médico.

1- Artérias pulmonares (1) levam aos pulmões o sangue vindo do corpo. 2- Veias pulmonares (2) trazem para o coração o sangue oxigenado nos pulmões. 3- Artéria aorta (3) leva o sangue oxigenado a todas as partes do corpo.