O que é a vedação ao anonimato?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso IV, veda o anonimato na manifestação do pensamento, dispositivo que tem por finalidade a preservação dos direitos de personalidade ao possibilitar a responsabilização em caso de abuso e ofensa a tais direitos.

Principalmente porque a privacidade, que é um direito constitucional no Brasil, não dispensa a identificação do usuário, mas exige a proteção a informações pessoais. Segundo pontua a Constituição Federal em seu Art.

Em geral, o entendimento está correto, mas não deve ser absoluto. O anonimato é proteção necessária à própria existência da expressão, ao indivíduo e a suas ideias em muitos casos, e nestes, não deveria ser considerado ilegítimo.

A Constituição brasileira veda qualquer categoria de anonimato, inclusive na internet. Art. 5.º, IV da Constituição: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.”

Esse inciso trata do princípio da legalidade, que é uma das bases de um Estado de Direito – um Estado regido por leis. Segundo esse princípio, as pessoas podem fazer tudo aquilo que a lei não as impede e o Estado pode fazer apenas aquilo que a lei o permite.

O artigo 5º, inciso IV, da Carta Constitucional dispõe: "É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato". É uma norma constitucional, que faz parte das chamadas liberdades públicas, integrante do núcleo intangível da Constituição por ser um dos direitos inerentes à cidadania e à personalidade.

Art . 7º No exercício da liberdade de manifestação do pensamento e de informação não é permitido o anonimato. Será, no entanto, assegurado e respeitado o sigilo quanto às fontes ou origem de informações recebidas ou recolhidas por jornalistas, radiorrepórteres ou comentaristas.

Isto porque a Lei de introdução às normas do Direito Brasileiro declara no artigo 3º que "ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.".... Isto significa que a lei pode ser considerar dura porque mesmo quem não conhece tem que cumprir, porque não deixa de ser a lei.

É livre a manifestação do pensamento, contudo, em passeatas o anonimato é permitido. Tolera-se a tortura realizada por policial a fim de se evitar perecimento de direitos alheios. Ninguém será privado de direitos por motivo de convicção filosófica, mesmo invocando-a para eximir-se de obrigação legal a todos imposta.

Quando tem o sentido de proibição é comum usar a expressão para se referir a um local que está interditado ou onde a entrada é proibida. O termo também pode ser usado para se referir a comportamentos que são proibidos. Se uma determinada conduta é vedada significa que não é permitida.

§ 1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV. § 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Vetado transmite, principalmente, uma proibição que é feita por oposição, veto, discordância. Vedado transmite uma proibição mais física, sendo proibido um acesso, passagem ou utilização.

Artigo 5°: “Ninguém será submetido à tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes” O artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), transcrito acima, trata de grande atrocidade contra o direito da pessoa humana, como a tortura.

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

O que diz o princípio da legalidade? Previsto no inciso II, do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, o princípio da legalidade determina que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.

“A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.”

- Responsabilidade Civil e o Exercício da Liberdade De Expressão -A liberdade de expressão, bem como a honra possuem proteção constitucional, no art. 220 e art. 5º, X, respectivamente. A honra possui como fundamento o princípio da dignidade da pessoa humana, desdobrando-se nas dimensões subjetiva e objetiva.

A liberdade de expressão está ligada ao direito de manifestação do pensamento, possibilidade do indivíduo emitir suas opiniões e idéias ou expressar atividades intelectuais, artísticas, científicas e de comunicação, sem interferência ou eventual retaliação do governo.

Continuar lendo