O que é a variável char?

Perguntado por: mfogaca . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Uma variável do tipo char ocupa 1 byte (8 bits) e pode ser usada para armazenar um valor inteiro sem sinal (unsigned char) entre 0 e 255 ou um valor com sinal (char) entre –128 a 127. Pode ser usada tanto como um número ou como caractere.

int: armazena valores numéricos inteiros. char: armazena caracteres. float: armazena números com ponto flutuante (reais) com precisão simples. double: armazena números com ponto flutuante, com precisão dupla, ou seja normalmente possui o dobro da capacidade de uma variável do tipo float.

O tipo de dado char serve para armazenar um caractere (o char vem de character, que é caractere em inglês), e por essa função simples tem o tamanho do tipo short.

CHAR e VARCHAR são tipos de dados caractere, a diferença é que CHAR é um tipo de dado de comprimento fixo e VARCHAR é de comprimento variável. Usamos CHAR quando os tamanhos que desejamos armazenar na coluna de uma tabela são de tamanho consistentes e semelhantes.

Char é usado para armazenar uma string com um comprimento fixo, enquanto o varchar é usado para armazenar cordas com um comprimento variável. Para obter um melhor desempenho a partir dos dados, é mais importante escolher os tipos de dados corretos para os campos das tabelas em seu banco de dados.

Uma string é uma sequência de caracteres enquanto um char representa um único caractere mas o mais importante não é isso. Um char pode ser convertido implicitamente em ushort, int, uint, long, float, ulong, double ou decimal. O tipo string representa uma seqüência de zero ou mais caracteres Unicode.

char Ch; scanf("%c", &Ch); Atenção. O scanf pode apresentar problemas na leitura de caracteres fornecido pelo usuário em sequência. Como scanf lê os caracteres no buffer de entrada (teclado), quando digitamos um caractere e teclamos Enter, o caractere '\n' vai para o buffer e é lido pelo próximo scanf.

U+0000

O valor padrão do tipo char é \0 , ou seja, U+0000.

Usamos aspas simples para atribuir valor para variavél tipo char. Por exemplo var='A'. Podemos atribuir um valor para a variável ao mesmo tempo que declaramos. Por exemplo char var='A'.

A comparação pode ser efetuada caracter a caracter (como em um vetor) ou através da função strcmp (string compare). int strcmp(const char *string1,const char *string2) - Compara duas strings (string1 e string2) e determina a ordem (alfabetica) das duas.

Os tipos de dados primitivos byte, int, char, short e long constituem tipos de dados inteiros. Isso porque variáveis desses tipos podem conter um valor numérico inteiro dentro da faixa estabelecida para cada tipo indiivdual.

O C tem 5 tipos básicos: char, int, float, void, double. Destes não vimos ainda o último: O double é o ponto flutuante duplo e pode ser visto como um ponto flutuante com muito mais precisão.

int é um domínio de topo patrocinado (sTLD) usado nos DNS's da internet. Sua nomenclatura deriva da palavra internacional, caracterizando seu uso por organizações internacionais baseadas em tratados. O domínio foi utilizado pela primeira vez pela OTAN, que anteriormente usava o domínio de topo nato.

float. As variáveis do tipo float são utilizadas para armazenar números reais. Elas são empregadas em operações simples que contenham números com duas casas decimais. O armazenamento dos dados ocorre com precisão simples.

Recebendo caracteres em C através da função getchar()
Existe uma função que faz o mesmo papel da scanf e é voltada para o uso com caracteres, é a getchar(). Ela é mais simples, pois não precisar usar %c ou &, como fazemos na scanf(), e foi feito especialmente para ser usado com caracteres.