O que é a variação relativa?

Perguntado por: opilar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A variação relativa da grandeza x é obtida por comparação da variação absoluta com o valor inicial. Com a variação relativa pretende-se saber por que factor houve uma variação da grandeza.

Uma variação absoluta é simples de encontrar, mas apenas traduz parte da realidade. A variação percentual coloca tudo em perspetiva. Saiba como calculá-la. Se o preço de um determinado bem sobe de um para dois euros, a variação absoluta é simples de encontrar: aumenta um euro.

É a estatística utilizada quando se deseja comparar a variação de conjuntos de observações que diferem na média ou são medidos em grandezas diferentes (unidades de medição diferentes).

Em matemática uma variação pode ser definida como uma variável a qual se adicionada outra variável, ou também pode ser definida como uma função adicionada a outra função.

O CV é:

  1. interpretado como a variabilidade dos dados em relação à média. ...
  2. adimensional, isto é, um número puro, que será positivo se a média for positiva; será zero quando não houver variabilidade entre os dados, ou seja, ...
  3. usualmente expresso em porcentagem, indicando o percentual que o desvio padrão é menor.

Se a dispersão absoluta é o desvio padrão s e a média é a aritmética, a dispersão relativa é denominada Coeficiente de Variação ou de Dispersão. O coeficiente de variação é geralmente expresso em percentagem.

O coeficiente de variação é uma medida de variabilidade relativa, pois é relação entre o desvio padrão e a média aritmética, multiplicada por 100. Sabendo que uma distribuição apresenta as seguintes estatísticas: Desvio padrão = 2,5 e Coeficiente de Variação = 4,2%, determine a média aritmética dessa distribuição.

Taxa de variação. , pode ser interpretada como a taxa de variação da variável y em relação à variável x, isto é, esta taxa pode ser interpretada como uma forma de medir "quão rápido" a variável y está mudando à medida em que a variável x muda.

Por exemplo, para calcular a variação no faturamento de uma empresa, é preciso saber o valor que ela faturou até determinado mês do ano atual e até o mesmo mês do ano anterior. Então, aplica-se a seguinte fórmula: YoY = (Valor do Ano Atual – Valor do Ano Anterior) / (Valor do Ano Anterior) x 100.

Quanto maior o valor do desvio-padrão, maior a variabilidade dos dados, ou seja, maior o afastamento em relação à média aritmética.

Existem quatro tipos de variantes linguísticas: as variações diatópicas (geográficas), variações diacrônicas (históricas), variações diastráticas (grupos sociais), variações diafásicas (formal x informal).

As variações (variantes ou variedades) linguísticas são as ramificações naturais de uma língua, as quais se diferenciam da norma-padrão em razão de fatores como convenções sociais, momento histórico, contexto ou região em que um falante ou grupo social insere-se.

%DPR (desvio padrão relativo) é uma medida estatística que descreve a distribuição dos dados no que diz respeito à média e o resultado é expresso como uma percentagem. A função RSD% é popular entre os não-estatísticos como a interpretação é baseada em um resultado por cento, e não algum valor abstrato.

O cálculo da variância populacional é obtido através da soma dos quadrados da diferença entre cada valor e a média aritmética, dividida pela quantidade de elementos observados.

Podemos dizer que variação percentual é uma forma de apresentar a relação entre dois números na forma percentual. Por exemplo, um produto que custava R$10 aumentou para R$12, Qual foi a variação percentual de aumento?

Quanto maior o CV, maior a variabilidade das informações em relação à média, o que indica um grupo de dados mais heterogêneo.

Desvio padrão baixo: um desvio padrão baixo indica que a maioria dos valores do conjunto de dados está próxima da média. Os dados são menos dispersos e estão concentrados em torno da média; Desvio padrão alto: um desvio padrão alto sugere que os valores estão mais distantes da média e há uma maior dispersão dos dados.

O CV é uma medida de variabilidade relativa, que é definida como a razão entre o desvio padrão e a média. Assim, essa é uma medida expressa em percentual e seu cálculo é mostrado a seguir. Note que o CV não tem unidade, pois o desvio-padrão e a média estão na mesma unidade, fazendo com que estas se cancelem.

As medidas de dispersão são utilizadas para indicar o grau de variação dos elementos de um conjunto numérico em relação à sua média. Nesse texto trataremos de quatro medidas de dispersão: amplitude, desvio, variância e desvio padrão.

Veja que a frequência absoluta é o número de vezes que a mesma resposta apareceu, já a frequência relativa é a comparação da frequência absoluta com o todo.

Para calcular a frequência relativa, precisamos encontrar a frequência absoluta, que é o número de vezes que um dado apareceu, e dividi-la pelo total de dados obtidos.