O que é a Vara de Deus?

Perguntado por: xrocha . Última atualização: 27 de abril de 2023
4 / 5 17 votos

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

A vara é um símbolo de castigo (Provérbios 22:15).

O uso da vara transmite sabedoria.
A vara da correção traz sabedoria para a criança. Ela humilha o coração da criança e expulsa a estultícia que está ligada a ela. A Bíblia explica desta forma: “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Pv.

1. Haste de árvore ou de arbusto. 2. Pau comprido e fino.

Provérbios 13:24 Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.

A vara tem sua origem na fasces da Roma Antiga. Fasces era uma espécie de bastão utilizado para abrir caminho na multidão para dar passagem aos magistrados.

As varas de ação média arremessam melhor as iscas artificiais pequenas. As varas de ação extra-rápida e rápida proporcionam uma fisgada mais rápida e firme. Já varas de ação lenta arremessam melhor iscas vivas à distâncias maiores.

Varas – A vara judiciária é o local ou repartição que corresponde a lotação de um juiz, onde o magistrado efetua suas atividades. Em comarcas pequenas, a única vara recebe todos os assuntos relativos à Justiça.

A vara e o cajado podem ser certamente definidos como ferramentas de proteção e orientação, respectivamente. O bordão afastava os predadores; o cajado era uma ferramenta de orientação com um gancho em uma extremidade para segurar uma ovelha ao redor de seu peito.

Em Jeremias a expressão 'vejo uma vara de amendoeira' (Jr 1.11) é simbólica de pressa, porque a raiz da palavra hebraica, traduzida por amêndoa, significa 'apressar-se'. Mostra-se ao profeta uma vara de amendoeira para significar que o SENHoR apressará o cumprimento da Sua palavra.

Significado de Vara
substantivo feminino Peça geralmente de madeira roliça, comprida e delgada. Antiga medida de comprimento equivalente a um metro e dez centímetros.

Significado de varas: Conjunto de vara.

O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga. Assim diz a sabedoria do Provérbios 13.24 (Almeida Corrigida Fiel).

Porque o SENHOR corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.

O pai que não castiga o seu filho quando é preciso mostra que não tem amor por ele. Um pai que ama o seu filho, desde cedo o disciplina.

Uma Vara Federal de competência mista é uma vara da Justiça Federal que recebe processos de mais de uma matéria (previdenciária, cível, criminal, execução fiscal, ambiental, administrativo etc.).

As varas da Família e Sucessões são responsáveis por processar e julgar litígios relacionados a temas como inventários, testamentos, separação judicial, divórcio, anulação de casamento, investigação de paternidade, ação de alimentos, entre outros.

Quinta, 5 de novembro de 2020
O STF entende que é constitucional a criação de varas especializadas pelo Poder Judiciário!

Uma vara longa podemos considerar uma média de 1,83 metros e para uma vara curta chega a ser de 1,60 metros. Por isso no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essas varas e como identificar a diferença entre elas, para você ter uma excelente pescaria com muito Lazer e Aventura.

A Primeira Instância, ou Primeiro Grau é a porta de entrada do Poder Judiciário, por onde se inicia a maior parte dos processos que são analisados e julgados por um juiz. É constituída pelas Varas e cartórios, distribuídos nas 320 comarcas existentes em todo o Estado, onde atuam aproximadamente 2 mil juízes.