O que é a vantagem estratégica?

Perguntado por: orebelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
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São os PONTOS FORTES da sua empresa que validam a sua vantagem estratégica. VANTAGEM ESTRATÉGICA tem tudo a ver com o LONGO PRAZO, sua capacidade de INOVAR, fazer ALIANÇAS, ATRAIR e RETER TALENTOS, entre outros pontos. NECESSIDADE COMPETITIVA é o que a sua empresa precisa no mínimo para sobreviver.

Vantagem competitiva é toda e qualquer ação que uma empresa faz que a diferencia positivamente da concorrência, chamando atenção do público e atribuindo maior valor à sua oferta. Ou seja, é um ponto forte bem explorado por um negócio, que faz com que ele se destaque em determinado contexto ou nicho de mercado.

Existem marcas consagradas que ilustram muito bem os quatro principais tipos de vantagem competitiva: atendimento, precificação, foco e exclusividade.

Entenda o conceito de gestão estratégica
Gestão estratégica nada mais é do que uma forma de gerenciar a empresa otimizando todos os seus processos para que se tornem mais eficazes e coesos com os objetivos da organização.

A Gestão Estratégica trata do gerenciamento dos recursos de uma organização para alcançar objetivos e metas. Representa uma maneira de gerir toda uma empresa com foco em ações estratégicas que passam por toda a estrutura organizacional.

Para identificar suas vantagens competitivas, você pode fazer uma análise baseada nas 5 Forças de Porter (rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrentes e ameaça de produtos substitutos).

Existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir: baixo custo ou diferenciação.

Miles e Snow estabelecem quatro tipos de estratégias competitivas: defensiva, prospectora, analítica e reativa.

Uma vez que a estratégia competitiva esteja construída, você consegue levantar uma série de diferenciais que a sua organização tem em relação à concorrência, além de detectar novas oportunidades e inibir a vinda de novos concorrentes ao mercado.

O primeiro passo para identificar a vantagem competitiva da sua empresa é fazendo uma análise completa do seu mercado. Para isso, identifique o seu público-alvo, o potencial de crescimento, as tendências e principais demandas da área e, ainda, os seus concorrentes.

Um dos aspectos de ter vantagem competitiva é criar diferenciais que destaquem a sua marca no mercado. Esses diferenciais podem ser relacionados a produtos, serviços, atendimento e preço. Você pode, por exemplo, oferecer um frete mais baixo do que os concorrentes.

5 formas de criar vantagem competitiva para você se destacar no mercado

  1. Analise a concorrência e faça uma estratégia de diferencial. ...
  2. Adquira liderança de custo. ...
  3. Tenha uma estratégia de foco. ...
  4. Saiba quais são seus recursos e competências. ...
  5. Entenda o conceito de capacidades dinâmicas.

Porter (1989) afirma que a vantagem competitiva acontece quando uma empresa consegue criar uma capacidade ou valor superior, que a diferencia das demais, para seus clientes.

Desvantagem competitiva neste contexto é o caso especial em que esta influência líquida é negativa, contribuindo para que a performance da firma seja mais baixa. Note-se aqui a diferença entre a performance total da firma e a contribuição dos fatores idiossincráticos daquela firma a esta performance.