O que é a vaidade segundo a Bíblia?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Vaidade no hebraico advém de duas palavras. Habel, shav, que significa vazio e oco. Seu uso no Antigo Testamento estava relacionado ao abandono do único Deus verdadeiro e à busca de ídolos que não podiam satisfazer às necessidade de Israel pelo simples fato de não existirem.

Eclesiastes 1 Ouvir
Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece. Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.

A palavra vaidade deriva de uma outra, de origem hebraica, que significa “vapor que se dissipa no ar”. Em geral, é alimentada pela própria sociedade que tende a valorizar determinadas características de acordo com o momento histórico daquele povo.

Vaidade é uma característica de que tem orgulho, de quem tem um conceito exagerado de suas qualidades, que é soberbo, arrogante, que se acha grandioso. É uma característica daquele indivíduo que tem a vaidade acima de qualquer coisa.

A vaidade pode nos cegar a tal ponto de acharmos que o mundo circula a nossa volta e que tudo está em nossa função. Com a vaidade excessiva, o ser humano passa a ser destrutivo e não construtivo. Quando alguém é vaidoso em excesso ele deixa de se perceber como humano e passa a ter uma visão idealizada de si mesmo.

A vaidade é definida como o orgulho e a valorização excessiva dos próprios méritos e habilidades. Além disso, as pessoas vaidosas assumem que os outros também as estimam e as consideram excessivamente, porque se colocam em um nível superior. Suas personalidades são compostas por um excesso de arrogância e presunção.

Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos.

O vaidoso tem dificuldade em admitir quando erra, mesmo sendo isso evidente. Ele não consegue perceber a grandeza que existe em admitir um equívoco. Que é mais louvável retificar o próprio caminho do que persistir no erro. A vaidade também dificulta o processo de perdoar.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Salomão chegou à conclusão que é vaidade buscar a satisfação olhando para as coisas desta vida, as coisas “debaixo do sol”. Ele já estabelece esse tom no início do livro: “Palavras do Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém.

É árduo para a vaidade entender que não somos melhores do que ninguém, por isso o segredo é trabalhar o melhor de ti, e nunca o que esperam de ti. O ego garante a existência de nossa individualidade, pois é a soma inconsciente de nossas vivências, mas antes de entender a personalidade é necessário entender a essência.

Avaliação exagerada de si mesmo: 1 imodéstia, presunção, convencimento, pretensão, soberba, ostentação, garganta, afetação, esnobismo, inflação, narcisismo, pedantismo, pedantice, orgulho, sobranceria, vanglória, jactância, veleidade, ufania, enfatuação, pompa, empáfia, fatuidade, vacuidade, inchação, tesura.

A vaidade é o primeiro pecado capital... usamos a palavra “pecado” de forma metafórica, é claro. Mas a vaidade, a soberba, o orgulho é aquilo que faz com que alguém se ache melhor do que os outros, ou acima do outro. e faz com que o vaidoso deixe de perceber a igualdade...deixe de perceber e de se abrir aos outros.

A vaidade também é uma mola propulsora da autoestima, se for bem administrada. Ainda que a própria aceitação deva pesar mais que um elogio alheio, é sempre bom receber um comentário sobre a sua boa aparência.

O antídoto da vaidade é a humildade e isso nada tem a ver com nos humilhar, mas em encarar o outro de forma mais igual, muitas vezes aceitando os defeitos e erros, pois somos seres humanos e como tal, absolutamente todos erramos.