O que é a turbidez da água?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Turbidez – É a medição da resistência da água à passagem de luz. É provocada pela presença de partículas flutuando na água. A turbidez é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto, e o valor máximo permitido de turbidez na água distribuída é de 5,0 NTU.

A turbidez é um dos parâmetros de qualidade para avaliação das características físicas da água bruta e da água tratada. O valor máximo permitido para água tratada é de 1 NTU (unidade nefelométrica de turbidez) na saída das estações de tratamento de água e 5 NTU em qualquer ponto da rede de distribuição.

Enquanto a cor é causada por partículas muito pequenas que absorvem os comprimentos de onda de luz visível, a turbidez é causada por coloides, que são partículas maiores que os comprimentos de onda e, por sua vez, causam o espalhamento da luz que passa pela água, gerando o efeito de turvação.

Dentre essas técnicas, a filtração é a forma mais comum, tradicional e eficiente de tratar a turbidez da água. Nela, são adotados leitos granulares, como: zeólitas, areias, carvão antracito e quartzo.

A turbidez é medida por meio do turbidímetro ou nefelômetro. Esses equipamentos comparam o espalhamento de um feixe de luz ao passar pela amostra com um feixe de igual intensidade ao passar por uma suspensão (amostra) padrão. Quanto maior o espalhamento, maior será a turbidez.

Contudo, além da questão da filtragem existe também a do pH, que segundo o Ministério da Saúde, deve estar mantido na faixa de 6,0 a 9,5 para ser considerada propícia ao consumo. Abaixo desta faixa, a água se caracteriza como muito ácida passando a se tornar imprópria à ingestão devido causar problemas de saúde.

NTU - Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

Por que a água pode apresentar cor? Quando a água apresenta uma coloração, normalmente é decorrente de uma alta concentração de substâncias dissolvidas como compostos orgânicos (vegetais e algas) e minerais como o ferro e manganês.

O pH, por exemplo, mede o grau de acidez ou alcalinidade da água. Uma variação no pH pode afetar diretamente as espécies aquáticas que vivem naquela região. Já a turbidez indica a presença de partículas em suspensão na água. Altos níveis de turbidez podem indicar contaminação por esgoto ou outras fontes poluentes.

Uma das principais formas de como saber se a água é limpa é identificando se ela se encontra incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). A água, também, deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc..

A concentração de sólidos suspensos (CSS) influência diretamente a turbidez, pois dificulta a penetração da luz na água. Problemas como assoreamento de barragens e reservatórios, arraste de nutrientes e contaminantes, e a degradação de ambientes aquáticos estão associados ao transporte de sedimentos (Carreras, 2010).

Assim, tendo em conta a importância deste parâmetro na proteção da saúde e das infraestruturas, é desejável que a dureza de uma água de consumo se situe entre 150 e 500 mg/L de CaCO3.

Um problema muito importante e que ocorre em águas com alta cor e baixa turbidez é a necessidade de se reciclar o lodo do decantador para a etapa de coagulação com o objetivo de auxiliar a floculação, pois os flocos em águas deste tipo tendem a ser minúsculos e decantando apenas em velocidades muito baixas.

Quanto maior a quantidade de partículas na amostra, maior o espalhamento da luz e maior é a turbidez. Os processos erosivos dos solos fazem com que partículas dos solos sejam lançadas aos rios, aumentando sua turbidez (CETESB, 2017). Portanto a principal fonte de turbidez em águas é o material particulado dos solos.

Esta atenuação ocorre pela absorção e espalhamento da luz causada pelos sólidos em suspensão (silte, areia, argila, algas, detritos, etc. ). A principal fonte de turbidez é a erosão dos solos, quando na época das chuvas as água pluviais trazem uma quantidade significativa de material sólido para os corpos d'água.

Equilibrar o pH da água
O ideal é que ele se mantenha entre 7,0 e 7,4. Por isso, uma das formas de acabar com a turbidez é medir constantemente o pH e corrigi-lo quando necessário. Dessa forma, o cloro reagirá com as partículas nocivas oxidando-as e mantendo a água cristalina.

A Alcalinidade é a medida total das substâncias presentes na água, e capazes de neutralizarem ácidos. Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes na água e que atuam como tampão. Se numa água quimicamente pura (pH=7) for adicionada pequena quantidade de um ácido fraco seu pH mudará instantaneamente.

A turbidez é uma medição óptica que indica a presença de partículas suspensas. É medido através de um feixe de luz que atravessa uma amostra, e assim quantificando a concentração de partículas suspensas. Quanto maior a quantidade de partículas na solução, maior será a turbidez.