O que é a Tulip?

Perguntado por: omendes9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

O pensamento calvinista é resumido nas iniciais da palavra “tulip” (tulipa, em inglês). A flor também é um dos símbolos do Calvinismo.

Entenda melhor observando as explicações de cada ponto abaixo.

  • Vontade livre versus depravação total. ...
  • Eleição condicional versus incondicional. ...
  • Expiação limitada versus ilimitada. ...
  • Graça resistível versus irresistível. ...
  • Queda da graça versus graça preservadora.

O arminianismo é uma interpretação soteriológica que visa explicar o processo da salvação da raça humana, baseando-se especialmente no caráter santo e amoroso de Deus, em outras palavras, como Deus salva os pecadores.

A diferença e que o luteranismo é uma denominação cristã ligada a Martinho Lutero , pioneiro da reforma da igreja na Alemanha a partir de 1517. é o calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quando uma ideologia sócio- cultural com raízes na reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI .

Derivada do conceito Agostiniano a respeito do pecado original, a Depravação Total afirma que o homem é escravo do pecado. Portanto, torna-se impossível a salvação através de méritos humanos ou esforços próprios, pois, a mesma somente se dará através da ajuda e graça de Deus.

Pode-se admitir a predestinação, mas apenas no sentido de que Deus predestinou todos nós para a glória, para a salvação sempiterna. Mas não todos de uma vez, e sim cada um ao seu tempo de mérito para passar pela porta estreita. E os que serão condenados, o serão apenas temporariamente ou em uma das eternidades.

Por que não sou calvinista é uma defesa bíblica, teológica e filosófica do arminianismo feita de maneira clara, conciliadora e em linguagem acessível, alcançando um público mais abrangente, além de ser uma excelente contribuição para o debate soteriológico nesta geração.

A Contrarreforma ou Reforma Católica, foi um movimento de reestruturação da Igreja Católica que culminou em 1545 com o Concílio de Trento.

A doutrina calvinista surge a partir das interpretações feitas pelo João Calvino (1509-1564), um estudioso convertido ao Protestantismo em 1533, às ideias de Lutero. No entanto, só receberia este nome após a sua morte. Ambos os pensadores estavam insatisfeitos com certos comportamentos do clero católico.

O arminianismo diz que a vontade do homem é 'livre' para escolher, ou a Palavra de Deus, ou a palavra de Satanás. A salvação, portanto, depende da obra de sua fé.

Entre outras coisas, as teses abominavam principalmente os dogmas eclesiásticos. Para Lutero, uma das práticas mais absurdas era a venda de indulgências, na qual o perdão era concedido mediante uma oferta paga em dinheiro.

Já o Arminianismo foi o nome dado à linha teológica e doutrinária advinda dos seguidores de Jacob Arminius, cuja principais doutrinas são: Livre-Arbítrio, Predestinação Condicional, Expiação Universal, A Graça pode ser impedida e Decair da Graça.

Desde o princípio, Deus preparou um plano para nos salvar, nos ajudar a encontrar felicidade e nos tornar mais semelhante à Ele. Esse plano é chamado de 'plano de salvação' ou 'plano de felicidade'.

Há aspectos semelhantes entre as ideias de Martinho Lutero e João Calvino: ambos são contrários ao direito concebido à maneira de Aristóteles e da Igreja Católica, porém, de modo mais completo e acadêmico.

Reforma protestante iniciou-se por meio de Martinho Lutero, um monge alemão que não concordava com as práticas da Igreja Católica no começo do século XVI. A reforma protestante foi um movimento reformista iniciado quando Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como 95 teses.

O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica. O Anglicanismo fez parte do movimento reformista, que buscava confrontar a Igreja, que ficou conhecido como Reforma protestante.

Depravação, perversão ou corrução é o ato ou efeito de estragar, alterar para pior. No âmbito sexual, costuma ser utilizado para designar pessoas com comportamento sexual obsessivo. Pessoas depravadas adquirem fascínio pelo ato sexual e se tornam obsessivas, modificando sua conduta e tornando-se mentalmente instáveis.

Continuar lendo