O que é a tristeza bovina?

Perguntado por: baguiar . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é um complexo hemoparasitário causado por Babesia spp e pelo Anaplasma marginale, podendo ocorrer de forma isolada ou associada no hospedeiro.

O Imidofort B12 é um medicamento hemoparasiticida injetável, indicado no tratamento da Anaplasmose e da Babesiose dos bovinos, enfermidades hemolíticas conhecidas popularmente como TPB (Tristeza Parasitária Bovina).

Animais acometidos por tristeza bovina podem apresentar os seguintes sinais e sintomas:

  • Febre;
  • Anemia;
  • Urina escura;
  • Mucosas amarelas.

A prevenção da Tristeza Parasitária Bovina pode ser feita de algumas formas como por exemplo, através do controle dos vetores por controle biológico ou por aplicação de acaricidas, pela colostragem, pela quimioprofilaxia ou pela premunição (SILVA, 2021).

Além disso, todos os agentes são transmitidos principalmente por carrapatos da espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus e a infecção concomitante por dois ou três agentes é comum.

A vacinação deve ser feita nos bovinos a partir dos três meses de idade sob a orientação do médico-veterinário. A vacina deve ser descongelada em banho-maria (38ºC a 40ºC) e transferida para o frasco com diluente para aplicação nos animais.

De acordo com a veterinária Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, os bichos realmente não vertem lágrimas quando querem manifestar seus sentimentos. "Os animais sentem emoções como medo, ansiedade e dor, mas se expressam de maneira diferente de nós, seres humanos", diz.

Resumo: No Brasil, os agentes causadores da Tristeza Parasitária Bovina (TPB) são dois protozoários (Babesia bovis e Babesia bigemina) e uma rickettsia (Anaplasma marginale), sendo que a doença pode ser causada por um, dois ou os três agentes juntos.

O produto GANAVET PLUS é indicado nos casos de babesiose em bovinos, causadas por Babesia bovis e Babesia bigemina.

Tristezina está indicada para o tratamento de infecções por babésias (Piroplasmose) e Tripanossomas.

Alguns fatores podem aumentar a suscetibilidade para desenvolver essa infecção ocular, incluindo sementes, feno, poeira e outros agentes irritantes mecânicos. Também, a exposição à luz solar, que tem o potencial de causar danos ao epitélio corneano e facilitar a entrada de bactérias.

O estresse pode ser classificado em: Físico, causado por fatores como enfermidades, castração, descorna e lesões causadas por brigas entre os animais e/ou manejo; Psicológico, causado por situações como desmama, mudança de ambiente/fazenda, transporte, mudanças hierárquicas no grupo, restrição alimentar e hídrica; e, ...

A infestação pelo carrapato do boi causa grandes danos aos animais, como por exemplo lesões na pele, que podem ser “porta de entrada” para infecções e miíases (bicheira), perda de peso, prostração, anemia, queda na produção do leite, e pode levar o animal a morte.

Diagnóstico da tristeza parasitária bovina
Atualmente o exame de esfregaço sanguíneo consiste no método mais assertivo para o diagnóstico da TPB. A associação da aferição da temperatura retal e do monitoramento clínico com exame do esfregaço sanguíneo possibilita a identificação precoce dos animais infectados.

Na fase crônica, os cães podem sofrer com perda de peso, maior facilidade à infecções e apatia. Sintomas como tosses, conjuntivite, hemorragias, uveíte, vômitos, depressão, tremores e problemas de pele podem ser identificados. O abdome do pet também pode ficar bastante sensível e dolorido.