O que é a triagem em Psicologia?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

De acordo com a definição tradicional, a triagem psicológica tem os objetivos de coletar dados, levantar hipóteses diagnósticas e verificar qual tipo de atendimento a pessoa necessita, a fim de encaminhá-la ao tratamento adequado possível (Herzberg & Chammas, 2009).

É um processo que visa oferecer uma escuta, uma compreensão mais ampla e aprofundada da demanda.

O que é anamnese psicológica
A anamnese psicológica, sendo assim, é essa espécie de “entrevista” que o psicólogo faz com seu paciente, absorvendo dele dados e informações relevantes para o trabalho de descobrir o ponto-chave da sua dor.

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

No caso das anotações realizadas durante a sessão, elas servem para: Ajudar os Psicólogos a solidificar as memórias de detalhes importantes; Lembrar de temas aos quais deseja retornar posteriormente, de modo a não interromper o paciente no momento da sessão e; Como está o progresso da terapia.

A triagem tem como finalidade avaliar a condição do paciente descrevendo o grau de gravidade, ou seja, se a situação atual coloca sua vida em risco, portanto, determinando assim se há necessidade de tratamento imediato para aliviar os sintomas.

Tipos de triagem

  • Triagem simples. ...
  • Triagem avançada. ...
  • Triagem contínua integrada. ...
  • Triagem prática aplicada. ...
  • Triagem reversa. ...
  • Etiquetagem. ...
  • Subtriagem e sobretriagem.

O enfermeiro tem sido o profissional indicado para avaliar e classificar o risco dos pacientes que procuram os serviços de urgência, devendo ser orientado por um protocolo direcionador.

Triagem significa classificar ou priorizar itens e classificação de risco não pressupõe exclusão e sim estratificação a partir de protocolos preestabelecidos.

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

A triagem estendida permite avaliar, em alguma medida, antes de proceder os encaminhamentos, as possibilidades psicológicas de vinculação e adesão a um atendimento, tais como, distância e meios de transportes, visto que nem todos tinham automóvel ou facilidade de acesso à Clínica.

Muitas vezes a avaliação psicológica é confundida como uma simples aplicação de um único teste. Porém, para realizá-la existem diversos métodos e técnicas, como por exemplo: testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas, observação, testes situacionais, anamneses, entre outros.

Nessa parte, perguntamos nome, idade (data de nascimento), sexo, cor, naturalidade (onde nasceu), endereço (onde reside atualmente), estado civil (solteiro, casado/união estável, separado, viúvo), profissão, religião, escolaridade (ensino fundamental, médio, superior, etc; você pode perguntar “até que série/ano o sr(a) ...

Por exemplo: nome, data de nascimento, sexo ou gênero, naturalidade, cor, endereço, estado civil, profissão, entre outras informações. Essas perguntas são importantes para que seja possível organizar os prontuários, assim como, para que o profissional conheça melhor o paciente.