O que é a tríade felina?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

A tríade felina é uma síndrome ocasionada por três patologias que podem ocorrer em conjunto, a colangiohepatite, doença inflamatória intestinal e pancreatite, a eventualidade possivelmente esta relacionada a anatomia da espécie felina nestes órgãos, devido à suscetibilidade e proximidade para processos inflamatórios ...

O que causa a lipidose hepática em gatos? Apesar de a doença ter a sua causa ligada ao acúmulo de gorduras, a lipidose hepática em gatos não é um problema que afeta somente os felinos obesos. Na verdade, a nutrição inadequada é a maior causa dessa patologia.

O tratamento para qualquer um dos tipos de colangiohepatite é primeiramente a realização de fluidoterapia, pois os animais geralmente chegam desidratados devido aos vômitos frequentes. Deve-se empregar fluidos que não contenham lactato ou glicose, pois estes dois demandam metabolismo hepático.

O diagnóstico da panleucopenia felina é feito por meio de exames laboratoriais, o hemograma nos garante um bom direcionamento. No hemograma avaliamos o leucograma, que serve para a checagem das células de defesas do corpo, os leucócitos.

O miado é uma das formas que os gatos absorvem essas energias, pois o som é capaz de criar um campo vibracional positivo que neutraliza as forças negativas. Além disso, os olhos dos gatos são capazes de enxergar no escuro.

A FeLV não tem um tratamento específico, o animal é tratado conforme os sintomas aparecem. Por isso, o mais indicado é que os gatos saudáveis sejam regularmente vacinados para que não corram o risco de contrair a doença”.

Então, a melhor forma de prevenir essa doença é não deixar seu animalzinho sair para a rua. A fiv e felv pedem acompanhamento rotineiro com o veterinário, além de manter o ambiente calmo e sem fontes de estresse para o felino, pois é sabido que o estresse é imunossupressor.

Normalmente, é adquirida por meio da lambedura, compartilhamento de potes de ração ou água e caixa de areia.

A lipidose hepática felina tem tratamento feito através da alimentação. O veterinário irá receitar uma dieta específica, que deve ser seguida à risca para uma boa recuperação. Em alguns casos, a terapia pode envolver ração hepática para gatos.

Se gatos obesos pararem de comer, poderá haver complicações fatais. Os gatos que perdem o apetite por dois a três dias poderão apresentar lipidose hepática felina, uma condição associada a um acúmulo perigoso de gordura no fígado que impede seu funcionamento adequado.

A Silimarina é um fitoterápico muito utilizado para tratar distúrbios hepáticos, e pode ser utilizado em cães e gatos também.

O desafio de diagnosticar essa doença
Nesse sentido, a melhor forma de avaliar se há ou não um problema no pâncreas nos gatos é por meio da ultrassonografia abdominal. Esse exame tem como objetivo confirmar a suspeita e descartar alterações em outros órgãos, como fígados e intestino.

Principais causas da formação de lama biliar
Em gatos, estudos sugerem associação entre a presença da lama biliar, o aumento de enzimas hepáticas e a concentração sérica de bilirrubina, sendo a doença mais associada à gatos do que cães (Smith et. al., 2017).

Como diagnosticar o calicivírus felino? Vírus diferentes podem causar sinais clínicos idênticos, portanto o único exame de diagnóstico é a analise por PCR para se detetar qual é o vírus presente.