Em que fase da transição demográfica está o Brasil?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O Brasil encontra-se, atualmente, na terceira fase do processo de transição demográfica. Isso significa que, de acordo com os últimos dois censos demográficos (2000 e 2010), o país está em um período de desaceleração do crescimento populacional.

Transição Demográfica

  • Fase 1 (pré-transição) ...
  • Fase 2 (acelerado crescimento populacional ou demográfico) ...
  • Fase 3 (desaceleração populacional ou demográfica) ...
  • Fase 4 (estabilização populacional ou demográfica) ...
  • Veja também:

2ª Fase. Na segunda fase da Transição Demográfica, a taxa de natalidade se manteve elevada enquanto a taxa de mortalidade apresenta uma queda. A combinação desses fatores levou à um grande crescimento populacional, que ficou conhecido como explosão demográfica.

A população mundial continua a crescer, mas as taxas de crescimento variam bastante entre as regiões. Nove países serão responsáveis por mais da metade do crescimento populacional entre hoje e 2050. O crescimento populacional acelerado coloca grandes desafios para o desenvolvimento sustentável.

Nas próximas décadas, o Brasil pode enfrentar uma redução demográfica acentuada. Essa possibilidade se torna ainda mais alarmante quando metrópoles significativas começam a lidar hoje com o despovoamento. Porém, quais seriam as razões dessa tendência no Brasil?

O Brasil está passando por um processo de transição demográfica que se deu, basicamente, em função da diminuição das taxas de natalidade concomitantes a redução nas taxas de mortalidade, e uma das principais consequências deste processo será o envelhecimento da população brasileira.

Resumo: O Brasil passa atualmente por uma transição demográfica provocada pela redução da natalidade e mortalidade, gerando um aumento da expectativa de vida e consequente envelhecimento da população, o que acarreta em uma modificação da sua estrutura etária.

O crescimento populacional no Brasil elevou-se por volta do ano de 1940, quando as taxas de mortalidade apresentaram declínio em decorrência de melhorias na qualidade vida e avanços na medicina. A urbanização contribuiu para o declínio das taxas de natalidade dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Na primeira fase, também chamada de pré-transição demográfica, o crescimento da população é reduzido, pois natalidade e mortalidade são muito altas e praticamente se anulam. Essa era a condição em que estavam todos os países do mundo até o século XVIII.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

As taxas de fertilidade tendem a ser menores nos países desenvolvidos, como a França, Itália, Alemanha e Japão, e maior nos países subdesenvolvidos.

Fase 5: Na quinta fase há uma novidade histórica, pois, com a inversão das taxas de mortalidade e natalidade, a população passa a decrescer. Quanto maior for a diferença entre as duas taxas, maior será o decrescimento demográfico.

Ela é classificada em população absoluta e relativa. As taxas de natalidade e mortalidade são importantes indicadores demográficos que refletem diretamente o crescimento da população. A importância da demografia está, entre outros aspectos, na importância de fornecer subsídios para a construção de políticas públicas.

Resposta

  • Resposta:
  • Fase 1 (pré-transição)
  • Fase 2 (acelerado crescimento populacional ou demográfico)
  • Fase 3 (desaceleração populacional ou demográfica)
  • Fase 4 (estabilização populacional ou demográfica)

Conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050, a população brasileira será de aproximadamente 259,8 milhões de pessoas, nesse mesmo ano a taxa de crescimento vegetativo será de 0,24, bem diferente da década de 1950, que apresentou taxa de crescimento vegetativo positivo de 2,40 ...

Primeira fase: pré-transição, quando mortalidade e natalidade estão elevadas. Segunda fase: explosão demográfica, quando há queda da mortalidade e elevada natalidade, resultando no acentuado crescimento populacional. Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional com queda da natalidade e baixa mortalidade.