O que é a teoria reformista ou marxista?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Essa teoria tem como principal argumento que a causa da fome e da pobreza é a má distribuição de renda.

Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

As principais ideias de karl Marx, suas ideias mais notáveis, são: a transição gradual para o comunismo, a ditadura do proletariado, o materialismo histórico e materialismo dialético, o socialismo científico, o modo de produção, a mais-valia, a luta de classes, a teoria marxista da ideologia e da alienação e o ...

Os reformistas defendem que os governos deveriam implantar uma política de reformas sociais - na tecnologia, para aumentar a produção e resolver definitivamente o problema da sobrevivência humana, e na distribuição da renda, visando o acesso da maioria às riquezas produzidas.

De modo geral, descreve mudanças em qualquer direção propostas na política, na economia ou na cultura de uma sociedade, podendo depender de transformações individuais ou invenções com impacto coletivo, tais como a roda de fiar e a economia da aldeia auto-sustentável.

Esta última só apareceu de forma cientificamente fundamentada através de Karl Marx e Friedrich Engels nos anos quarenta do século passado. Examinando— se sob esse ângulo, o reformismo expressa interesses de classe burgueses; ele é a representação de interesses de classe burgueses no interior da classe operária.

A palavra marxismo designa dubiamente a doutrina política elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels e o método de análise socioeconômica baseada no que Marx chamou de materialismo histórico dialético, que apresenta como elemento de definição e análise da sociedade a sua produção material.

A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.

Um Estado comunista, também conhecido como Estado Marxista-Leninista, é um Estado unipartidário que é administrado e governado por um partido comunista guiado pelo Marxismo-Leninismo.

Por outro lado, o marxismo foi gestado a partir de três tradições intelectuais desenvolvidas na Europa do século XIX a saber:

  • o idealismo alemão de Hegel;
  • a economia-política de Adam Smith;
  • a teoria política do socialismo utópico, de autores franceses.

O marxismo (socialismo científico) foi fundado por dois pensadores revolucionários alemães: Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820- 1895), em meados do século XIX.

A Teoria Social de Marx revela-se fundamental para o Serviço Social por possibilitar uma apreensão da realidade na sua concretude, processualidade e contraditoriedade, com base nas determinações históricas, sociais, políticas e econômicas.

As bases da Teoria Reformista seguem os ideais do sociólogo Karl Marx, que acredita que o problema da pobreza no mundo está relacionado com a má distribuição de renda, que é desigual, gerando uma pequena parcela da população com as maiores economias, e consequentemente a maior parcela populacional com a renda baixa, a ...

Segundo os reformistas, uma população jovem numerosa não é a causa, mas a consequência do subdesenvolvimento. Em países desenvolvidos, com elevado padrão de vida da população, o controle de natalidade ocorreu de maneira natural e simultânea à melhoria da qualidade de vida.

A teoria malthusiana, criada no século 18 por Thomas Malthus, relatava que o crescimento populacional sempre iria ser maior do que a capacidade humana de produzir alimentos, ou seja, o crescimento desgovernado da população cresceria em progressão geométrica e a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética, ...

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.