O que é a teoria dos jogos de John Nash?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A teoria dos jogos é uma teoria matemática utilizada para modelar fenômenos que se manifestam quando dois ou mais agentes de decisão interagem entre si. Ao utilizar esses modelos, podemos formular uma linguagem comum aos mais diferentes tipos de jogos, o que facilita o estudo e análise dos resultados dessas interações.

Desde que foi enunciada, o Equilíbrio de Nash integra-se ao estabelecimento de perspectivas de negócios, planos de investimentos e previsões de concorrências. Otimizando assim a dinâmica dos custos e benefícios dos jogos econômicos (equilíbrio de mercado).

Reportando à teoria da matemática, a teoria dos jogos estuda as possibilidades existentes em processos de tomada de decisão. Dessa forma, o objetivo do estudo é prever as possíveis consequências de uma escolha dentro de um jogo. Um exemplo é o jogo de xadrez, que depende das decisões dos dois jogadores envolvidos.

Teoria dos jogos é a abordagem matemática moderna para conflitos de interesse, e geralmente é atribuída a John von Neumann em seus artigos de 1928 ("Zur Theorie der Gesellshaftsspiele") e 1937 ("A Model of General Economic Equilibrium"), embora Emile Borel tenha publicado antes, entre 1921 e 1927, quatro notas ...

Então, em um nível mais geral, os elementos de um jogo são:

  • Número de jogadores;
  • Descrição das ações dos jogadores;
  • Descrição das estratégias dos jogadores;
  • Grau de informação dos jogadores;
  • Regras: Horizonte de tempo/rodadas; Informação; O que é permitido ser feito;
  • Payoff.

Seu trabalho levou-o a vencer o Nobel de economia em 1994, por ter introduzido a distinção entre jogos cooperativos e não-cooperativos e o desenvolvimento do que ficou conhecido como Equilíbrio de Nash. Para entender a importância do trabalho, primeiro diferenciaremos jogos cooperativos e não-cooperativos.

A Teoria dos Jogos tem sido bastante aplicada ao Direito porque traz uma estrutura de análise útil, que ajuda a prever o impacto de constituições, leis e regras sociais, entre outras, na sociedade, pois essas representam restrições ao comportamento humano.

Mesmo que a Teoria dos Jogos diga como nos comportarmos em cada situação estratégica, ela ajuda a ordenar e formalizar os princípios de tomada de decisão necessários para uma empresa que interaja com seus competidores, empregados, consumidores e outros.

Após essa data, por escolha própria, ele decidiu parar de tomar medicamentos antipsicóticos. Em 1978, Nash foi reconhecido por suas descobertas sobre equilíbrios não-cooperativos (Equilíbrio de Nash) com o Prêmio Teoria John von Neumann.

E por quê o Equilíbrio de Nash e a Teoria dos Jogos estão ligados? Porque o equilíbrio é um conceito de teoria dos jogos, aliás, um dos mais importantes, no qual o resultado ideal de um jogo é aquele em que nenhum dos jogadores sejam motivados a desviar de sua estratégia (melhor e inicial) escolhida.

John Nash foi um matemático que trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais. O matemático John Nash ganhou um Nobel em economia no ano de 1994. Na época, dividiu o prêmio com om Reinhard Selten e John Harsanyi. Tido como um gênio da matemática, a vida de Nash virou filme.

A teoria dos jogos é o estudo das tomadas de decisões que um indivíduo realiza quando o resultado desta escolha depende do que outros indivíduos decidem, como em um jogo de estratégias.

A Teoria dos Jogos, como foi visto, pode ser aplicada em diversas áreas de estudo, dentre elas o Direito Tributário, no entanto mesmo nessa área existem muitas situações em que a teoria pode ser utilizada, tais como na capacidade contributiva, ou em matéria de execução fiscal.

Com base no equilíbrio de Nash a cooperação foi utilizada na teoria dos jogos como meio de maximização de ganhos individuais ou mútuos em relações continuadas e se relaciona diretamente com a mediação satisfativa, esta é o meio mais eficaz de solução de conflitos.