O que é a teoria do risco?

Perguntado por: ihilario4 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Segundo a Teoria do Risco-Proveito, todo aquele que fornece produto ou serviço no mercado de consumo auferindo lucro (proveito) responde por eventuais danos, independentemente da comprovação de dolo ou culpa (risco da atividade).

Para José dos Santos Carvalho Filho, a teoria do risco social, baseia-se no fato que a responsabilidade civil é da vítima, e não o autor do dano, de modo que a reparação estaria a cargo de toda a coletividade, dando ensejo ao que se denomina de socialização dos riscos – sempre com o intuito de que o lesado não deixe de ...

A teoria do risco administrativo permite, exatamente, afastar a responsabilidade do Estado nos casos de exclusão do nexo causal: fato exclusivo da vítima ou de terceiro, caso fortuito ou força maior. Ou seja, se o Estado não deu causa a esse dano, inexistirá a relação de causa e efeito entre a atividade e o dano.

Essa teoria foi criada para afastar o grande número de acidentes não reparados. Aqui não somente se responsabiliza o que assume o risco no exercício de uma atividade, mas se o fato indenizável é em decorrência atividade ou profissão da vítima.

Pressão alta, tabagismo, alta taxa de glicose no sangue, sedentarismo e excesso de peso são os fatores que mais contribuem para elevar o índice de mortalidade, ao ampliarem o risco de doenças crônicas como cardiopatias, diabetes e câncer, concluiu a Organização Mundial da Saúde.

Pela teoria do risco profissional, o dever de indenizar está presente quando o fato prejudicial é uma decorrência da atividade ou da profissão do lesado. Pela teoria do risco excepcional, a responsabilidade está presente, quando o dano decorre de situação anormal, escapando da craveira comum da atividade da vítima.

Segundo dispõe a teoria do risco integral, o agente causador obriga-se a reparar o dano em toda sua extensão, criando barreiras inclusive para a admissão de causas excludentes da responsabilidade civil, a exemplo de caso fortuito, força maior, etc.

Concluiu-se que a teoria do risco integral mitigada é a mais adequada aos casos de responsabilização do Estado por danos transindividuais, pois evita responsabilizações abusivas.

Conceito: Risco. Um risco é qualquer coisa, desconhecida ou incerta, que possa impedir o sucesso. Geralmente, um risco é qualificado pela probabilidade da ocorrência e pelo impacto que pode causar no projeto, caso ocorra.

Na compreensão de BECK sobre a sociedade de risco, os riscos constituem um produto histórico, uma imagem refletida das ações e da omissões humanas; uma expressão do desenvolvimento das forças produtivas e que entretanto, não se filia à carência material ou a desigualdade de classes, uma vez que os riscos não se inserem ...

Outros exemplos de riscos sociais normalmente incluem poluição ambiental, perigos para a saúde humana, segurança e proteção e ameaças à biodiversidade e ao patrimônio cultural de uma região. Com relação à saúde humana, a pandemia do coronavírus reforçou a discussão do tema.

Os juristas, em busca da fundamentação para o estudo da responsabilidade objetiva, criaram a teoria do risco, que compreende que, se alguém exerce uma atividade criadora de perigos especiais, deve responder pelos danos que ocasionar a outrem.

A diferença é que, na teoria do risco administrativo, há fatores de exclusão da responsabilidade do Estado; já na teoria do risco integral, não há fator algum de exclusão, a reparação do dano recairá na... adotar-se-á a teoria do risco integral.

Os empreendedores que calculam os riscos são aqueles que tomam medidas em direção aos seus objetivos e encontram maneiras de reduzi-los para avançar com seus negócios. Os riscos estão diretamente relacionados às oportunidades e aqueles que os assumem já têm uma vantagem competitiva.

A quantificação do risco, ou o seu tratamento analítico, foi possível com a invenção do cálculo de probabilidades por Pascal (1623-1662) no século XVII.

O empregador é responsável pelo risco do negócio, arcando com eventuais prejuízos decorrentes da atividade econômica nos termos do artigo 2º caput da CLT .

Risco Probabilidade de um incidente ocorrer. Incidente Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente. Circunstância Notificável Incidente com potencial dano ou lesão.

1 risca, traço, linha, traçado, rabisco, listra, lista, raia, estria, contorno. Possibilidade de perigo: 2 perigo, ameaça. 3 esboço, rascunho, desenho, delineamento, bosquejo, debuxo, esquema, delineação, garatuja, plano, projeto, planta.

Fator de risco é um termo estatístico utilizado para designar uma condição ambiental, característica, ou comportamento que aumenta a probabilidade da ocorrência de determinada doença.