O que é a teoria do imobilismo?

Perguntado por: omoura9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Em sua doutrina, surge o monismo e o imobilismo, onde propôs que tudo que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível, portanto imóvel. Parmênides acreditava que o pensamento humano poderia atingir o conhecimento genuíno e a compreensão.

Pensamento de Parmênides
Sua lógica compreende uma origem única, eterna, indivisível e imutável para os seres, se diferenciando das demais teorias apresentadas até então. Ele acreditava que uma essência não pode mudar e, por essa ideia, foi considerado o fundador do imobilismo ontológico.

A escola eleática tem o seu nome derivado da cidade de Eleia, ao sul da Itália, lugar de origem de seus principais pensadores: Parmênides, Zenão e Melisso.

substantivo feminino Característica ou condição do que não se move; qualidade do que não possui nem apresenta movimento(s); repouso. [Por Extensão] Falta de movimento; estabilidade.

1. Oposição sistemática ao progresso. 2. Paixão pelas instituições antigas.

nome feminino
[Antigo] Sala, nas cadeias, onde os presos passeavam e recebiam visitas. Origem etimológica:árabe ad-dobba, ferrolho.

A Escola Jônica foi a primeira escola filosófica grega a qual reuniu filósofos pré-socráticos (que viveram antes de Sócrates). Os temas desenvolvidos por eles estavam centrados na natureza. O intuito era desvendar os mistérios da existência, classificando um elemento como gerador do cosmo e da vida.

Escola Jônica
Tem o objetivo descobrir a origem de todas as coisas a partir de pensamentos e constatações racionais. Identificou os quatro elementos: água, ar, terra e fogo como os elementos fundamentais para a natureza. Principal nome: Tales de Mileto, conhecido como pai da filosofia.

Heráclito defende que não há unidade natural no mundo, mas duelos e dualidade constante. “O mundo é um eterno devir”, afirma o filósofo, querendo dizer que há uma constante mudança, imprevisível, que caracteriza a natureza.

Seu pensamento influenciou a filosofia da antiguidade bem como a filosofia moderna e contemporânea. Sua frase mais célebre é: “O ser é e o não ser não é.”

Heráclito entende a partir da mudança, do não-ser, da experiência sensível e transformação, enquanto Parmênides defende a permanência, o ser, o teórico e a identidade, perspectivas distintas que ainda persistem em nosso tempo.

As ideias de Xenófanes deram origem ao pensamento da Escola Eleata. O pensador defendia que o princípio de tudo estaria na unidade lógica promovida pela existência de um ser único e soberano, Deus. Essa concepção contrapunha-se à religião grega tradicional, essencialmente politeísta.

O Mobilismo é a visão de mundo que se caracteriza pelo movimento, e é representado principalmente por Heráclito, que valoriza a experiência sensorial e afirma que tudo está em constante transformação. Em outras palavras, segundo o pensamento mobilista, o universo está em constante mudança.

Os eleatas lidavam com os conceitos de ser , não ser , movimento , tempo , espaço , continuidade e defenderam a unicidade estática de tudo o que existe, i.e., um Uno eterno e imutável.

A SÍNDROME DO IMOBILISMO GERA DIVERSOS DANOS PARA A SAÚDE, SOBRETUDO DOS IDOSOS, EXISTEM FATORES PREDISPONENTES COMO A RENDA MENSAL, A FALTA DE ACOMPANHANTE, A DESNUTRIÇÃO, DEPRESSÃO, MEDO DE CAIR, FRAQUEZA MUSCULAR, DIFICULDADE NA DEAMBULAÇÃO, LEVANTAR E SENTAR, ENTRE OUTROS.

Ela é gerada pelas alterações sistêmicas causadas pela inatividade musculoesquelética e, por isso, tem impacto direto na longevidade e qualidade de vida do indivíduo acometido. Os idosos restritos ao leito por mais de 15 dias estão em maior risco para o desenvolvimento dessa síndrome.

São diversas as condições que podem levar a síndrome da imobilidade, como doenças neurológicas e desordens psiquiátricas, doenças osteoarticulares, cardiorrespiratórias e vasculares, alterações musculares e déficits neurossensoriais.

Fisioterapia – Tratamento Síndrome do Imobilismo
A Fisioterapia auxilia pessoas que estão com a mobilidade comprometida, fazendo com que ela retome de forma parcial ou total seus movimentos, recuperando a qualidade de vida.

O que é Imobilidade social:
A posição do indivíduo na sociedade depende da sua origem familiar.

A síndrome do imobilismo (SI) geralmente compromete o sistema osteomuscular levando a limitações funcionais, prejudicando as transferências, posturas e movimento no leito e em cadeiras de rodas, dificultando as atividades de vida diária e profissionais alterando também o padrão da marcha.

Sacrifício voluntário de si próprio.