O que e a teoria do Equilíbrio de Nash?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Em suma, o Equilíbrio de Nash defende a tese de que um jogo não pode ser ganho de maneira unilateral. Ou seja, embora seja evidente que cada participante escolha aquilo que melhor o beneficiará, os resultados só podem ser maximizados a depender das decisões adversárias.

A teoria do equilíbrio geral, desenvolvida pelo economista francês Léon Walras no século 19, tem por finalidade explicar a economia como um todo, ao invés de se ater aos vários componentes que regem as suas atividades.

NASH, sigla da esteatohepatite não-alcoólica. A sigla provém do seu nome em inglês: non-alcoholic steatohepatitis.

Com base no equilíbrio de Nash a cooperação foi utilizada na teoria dos jogos como meio de maximização de ganhos individuais ou mútuos em relações continuadas e se relaciona diretamente com a mediação satisfativa, esta é o meio mais eficaz de solução de conflitos.

O equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade de produtos e serviços que os consumidores desejam comprar é exatamente igual a quantidade de produtos e/ou serviços que os produtores querem vender.

O equilíbrio de Nash é um resultado no qual ambos os jogadores corretamente acreditam estar fazendo o melhor que podem, dadas as ações do outro participante. Um jogo está em equilíbrio quando nenhum jogador possui incentivo para mudar suas escolhas, a menos que haja uma mudança por parte do outro jogador.

A teoria do equilíbrio geral é um ramo da teoria microeconômica. Trata de dar uma explicação global do comportamento da produção, do consumo e da formação de preços em uma economia com vários mercados.

Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.

O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.

Um jogo está em equilíbrio de Nash quando nenhum jogador possui incentivo para mudar suas escolhas, a menos que haja uma mudança por parte do outro jogador. Um equilíbrio em estratégias dominantes ocorre quando cada jogador faz sua melhor escolha, independente da escolha do outro jogador.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Dessa forma, Nash jogou 18 temporadas na NBA, sendo 10 no Phoenix Suns, seis no Dallas Mavericks, e duas no Los Angeles Lakers, com média de 14,3 pontos e 8,9 assistências por jogo.

O Equilíbrio de Nash aparece em jogos não-cooperativos, pois nessa modalidade os participantes competem entre si. Assim sendo, escolherão a estratégia que lhes traga maior retorno (payoff), ao invés de pensar na estratégia que tenha maior retorno (payoff) para o grupo, como fariam se cooperassem.

Equilíbrio de Nash: situação estratégica em que a decisão tomada por um jogador é a melhor resposta frente à decisão tomada pelos demais, e isto é válido para todos os agentes. Exemplificando para um jogo entre dois jogadores A e B, sabendo que A tomou uma certa decisão, B toma aquela que maximiza sua recompensa.

O equilíbrio entre a oferta e a demanda
Em economia, o equilíbrio de mercado somente é atingido quando a quantidade que é demandada é igual à quantidade ofertada. Nesse mercado perfeito, não há nenhuma mercadoria adicional sobrando ou faltando, o que naturalmente não ocorre no mundo real.

A concorrência em todas as indústrias também afeta o preço. E porque afeta o preço, afeta o equilíbrio do mercado. As empresas usam estratégias de preços de baixo custo e alto custo. E ambas as estratégias perturbam o equilíbrio oferta-demanda.

Algumas variáveis afetam ainda a demanda, sendo elas riqueza renda preço de outros bens fatores climáticos e sazonais propaganda hábitos, gostos, preferências dos consumidores expectativas sobre o futuro para as facilidades de crédito.

O equilíbrio no futebol é um princípio tático que envolve vários fatores: treinamento, entendimento da lógica do jogo, coesão de equipe e tática. A sua ausência acarreta aumentar as chances do adversário, afinal, se não existir uma equipe organizada, a probabilidade de execução e excelência diminui.