O que é a Teoria de Chiavenato?

Perguntado por: rleiria . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A gestão de pessoas segundo Chiavenato afirma que as pessoas são o ponto central da organização e, portanto, o investimento no capital humano deve ser maior do que qualquer outro. Para isso, é preciso garantir o desenvolvimento, treinamentos e uma integração harmônica entre os colaboradores.

Idalberto Chiavenato é um estudioso da área de administração de empresas e recursos humanos conhecido por sua série de livros e artigos sobre os temas, sendo um dos autores brasileiros de maior destaque no meio. Sua obra contribui em assuntos como, por exemplo, as finanças corporativas de uma empresa.

Como afirma Chiavenato, um dos principais teóricos do pensamento administrativo foi Max Weber (1864 – 1920), que considerava que as organizações são baseadas em três tipos de autoridade: a autoridade síncrona; a autoridade assíncrona e a autoridade legislativa.

Apesar das mudanças que aconteceram no campo administrativo, as teorias da administração como: (científica, teoria clássica, teoria das relações humanas teoria estruturalista, teoria neoclássica, teoria comportamental e teoria contingencial), ainda influenciam no segmento industrial, comercial e prestação de serviços ...

  • Administração Científica. ...
  • Teoria Clássica. ...
  • Teoria Burocrática. ...
  • Teoria das Relações Humanas. ...
  • Teoria Comportamental da Organização. ...
  • Teoria Contingencial.

Fonte: CHIAVENATO, 2004. - ADMINISTRAÇÃO: É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.

Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimento não inclui apenas o treinamento, mas também a carreira e outras experiências (MILKOVICK E BOURDREAU, 2000, p. 338). (CHIAVENATO 1999, p.

Chiavenato (2005) afirma que o conhecimento possui quatro características: O conhecimento é tácito, orientado para a ação, é sustentado por regras, está em constante mutação.

Peter Drucker

Conheça Peter Drucker, considerado o “pai” da Administração moderna. A maioria dos grandes líderes se inspira em outros para crescer. Uma grande fonte de inspiração para todos que se aventuraram pelo ramo da administração no século XX foi o austríaco Peter Drucker.

O autor divide essas transformações em três grandes eras organizacionais: a era industrial clássica, a era industrial neoclássica e a era da informação; possibilitando a compreensão da atual administração de pessoas e sua evolução neste período.

Taylor acreditava que uma boa administração advinha de olhar para as tarefas que estavam sendo feitas e como estavam sendo feitas. Administrar para Fayol era um controle da empresa como um todo estava em estabelecer objetivos pensar no futuro e fazer com que esse futuro acontecesse.

A teoria Neoclássica surgiu justamente devido ao crescimento dos negócios, oferecendo uma visão ampla sobre os procedimentos, orçamentos, programas e normas que as organizações devem estabelecer para alcançar o sucesso. Na abordagem, a Administração ainda deve ocorrer em níveis estratégico, tático e operacional.

Frederick Taylor é conhecido pela Teoria Científica da Administração, também chamada de Teoria Clássica, que tem ênfase na eficiência. De acordo com ele, em vez de repreender os funcionários por cada pequeno erro, os empregadores deveriam recompensar os trabalhadores pelo aumento da produtividade.

A teoria da burocracia de Weber possui fundamentos na racionalidade, o qual visa a análise de maneira formal e impessoal. Essa teoria possui grande ênfase na eficiência e eficácia, apresentando relações mais autoritárias e normativas.

Em sua teoria, Fayol definiu cinco diferentes características que são essenciais a todo administrador, independentemente do tamanho do negócio a ser administrado. São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

A primeira teoria foi a Administração Científica. Frederick Taylor estudou o trabalho dos operários, identificou os principais problemas dessa época e sugeriu que fossem implantados métodos científicos onde havia improvisação. Nascia então a Administração Científica.

Chiavenato, de outra maneira, afirma que as funções administrativas são planejamento, organização, direção e controle.

O autor ainda afirma que o administrador é responsável por “efetuar diagnósticos de situações, define estratégias, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, utiliza tecnologias, aplica competências, resolve problemas, gera inovação e competitividade.” (CHIAVENATO, 2006, p. 3).

Entenda as quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Segundo Chiavenato (2009) é um processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, por isso, para que o treinamento possa levar ao desenvolvimento organizacional, é necessário que o planejamento deste seja bem elaborado garantindo o alcance dos objetivos a que se destina, de forma eficaz.

Quais as etapas do processo de treinamento?

  • Identificação de uma necessidade;
  • Planejamento do treinamento;
  • Execução,
  • Monitoramento e avaliação.