O que é a teoria da reminiscência segundo Platão?

Perguntado por: ajaques6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Uma teoria que deriva da teoria das ideias é a teoria platônica da reminiscência. Segundo Platão, o ser humano é formado de uma parte mortal, a saber, o corpo; e uma parte imortal, a saber: a alma; antes de habitarmos este mundo, nossa alma habitava o mundo das ideias.

Costuma-se chamar “teoria das Formas” de Platão a crença difusa nos diálogos platônicos de que para determinado conjunto de objetos tangíveis que compartilham de uma mesma qualidade, essa qualidade comum tem existência real configurando-se como uma Forma Inteligível da qual participando estes objetos recebem as ...

Lembrança vaga e quase apagada. 3. Coisa de que se guardou memória inconscientemente.

2 anamnese, memória, recordação, relembrança, rememoração.

Nesse Mundo das Ideias, estariam as essências das coisas, os conceitos, as Ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente. Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso cotidiano básico, acessada por meio de nossa experiência sensível.

Para Platão, o verdadeiro conhecimento estaria no uso da razão, a única ferramenta para alcançar o conhecimento verdadeiro, o conhecimento das ideias. Nessa instância, estariam as essências das coisas, os conceitos, as ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente.

Inspirado pelas teorias de Parmênides acerca do imobilismo, Platão elaborou uma teoria dualista, que divide o mundo em duas categorias: o mundo das ideias e das formas e o mundo concreto e sensível. A partir disso, surgiu a Teoria das Ideias de Platão, que falaremos mais no tópico a seguir.

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.

Platão defendia a ideia de que o conhecimento é inato em seres humanos e que já existia antes de nossas vidas atuais. Ele acreditava que a alma humana é imortal e que antes de nascermos, vivemos em um mundo de ideias perfeitas, onde adquirimos conhecimento.

O mesmo que: anamneses, memórias, recordações, relembranças, rememorações.

Significado de Espairecer
verbo transitivo direto, intransitivo e pronominal Distrair-se através do entretenimento ou do lazer; tentar livrar a mente das preocupações; distrair-se, entreter-se: preciso andar um pouco para espairecer as ideias. Etimologia (origem da palavra espairecer).

Platão (427-347 a.C.)
Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.

“Tente mover o mundo — o primeiro passo será mover a si mesmo.” “Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.” “Quem ama extremamente deixa de viver em si e vive no que ama.” “O livro é um mestre que fala, mas que não responde.”

Para Platão, um Estado governado por diferentes tipos de alma declina da aristocracia (governo dos melhores) para a timocracia (governo dos honráveis), e então para a oligarquia (governo de poucos), para a democracia (governo do povo) e, finalmente, para a tirania (governo de um tirano).

substantivo feminino Breve cochilada após o almoço; repouso após o almoço, geralmente no início da tarde; o tempo que se passa nesse descanso.

A forma [cândida]pode ser [feminino singular de cândido] ou [nome feminino] .

Guardou ou conservou: 2 teve, parou, aguentou, guardou, deteve, conservou, reteve, susteve, segurou, prendeu, agarrou.

Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.

A reminiscência é um fenômeno psicológico que envolve a recordação de memórias do passado.