O que é a tensão passiva?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

A rigidez muscular passiva, ou tensão muscular passiva, é caracterizada pela resistência que um músculo em repouso impõe ao ser deformado (AQUINO et al., 2006).

Para ocorrer a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso; As proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.

A contração em músculos esqueléticos ocorre graças à presença de duas proteínas importantes: a actina e a miosina. Os músculos esqueléticos são formados por centenas de células alongadas conhecidas como fibras musculares.

Resumindo, os músculos-alvo, que deveriam estar ativos, sofrem o que chamamos de insuficiência passiva, por conta de outros músculos que não deveriam ter nada a ver com o movimento (ou estar minimamente envolvidos) e suas articulações, muitas vezes afetadas por sobrecargas extremas.

Insuficiência ativa – incapacidade de contração muscular. Insuficiência passiva – músculo não pode mais ser alongado.

A contração muscular excêntrica, quando comparada à contração muscular concêntrica, produz maior torque muscular em um mesmo ângulo articular.

A substância contrátil do músculo é representada pela actomiosina e a energia para a contração é fornecida pelo ATP (ácido adenosintrifosfórico), substância dotada de radicais fosfóricos ricos em energia e que produzem, ao se libertarem, cerca de 10.000 cal.

Os exercícios excêntricos são o inverso de muitos movimentos que você já está fazendo — meio que estavam escondidos o tempo todo em seu programa de treinos. Você só precisa estar mais atento a eles, incorporá-los na sua rotina e garantir que o músculo ativo trabalhe.

Conforme LIPERT (1996), há três tipos de contração muscular: contração isométrica, isotônica e isocinética. macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita isométrica.

trifosfato de adenosina (ATP)

Para os músculos, assim como para todas as células do corpo, a fonte de energia que mantém tudo funcionando é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é a moeda energética utilizada por todas as células.

No momento de contração muscular, um sinal químico (neurotransmissor chamado acetilcolina) chega através de uma célula nervosa (neurônio motor) nas fibras musculares, que apresentam diversos receptores de acetilcolina.

A contração muscular esquelética é responsável por nossa capacidade de movimentação e está relacionada com duas importantes proteínas: a actina e a miosina.

Quais são possíveis causas
As principais causas estão associadas a fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, atividade física excessiva e desidratação, privação de sono, deficiência de nutrientes, excesso no consumo de cafeína e uso de medicamentos.

Os espasmos (ou contrações) são súbitos e involuntários e são mecanismos que protegem os músculos quando há qualquer tipo de problema. Uma contração pode ser sinal de que há uma lesão, um estiramento, uma inflamação ou uma doença que pode ser ampliada caso se mantenha o movimento.

É um tipo de carga que tende a curvar um osso, provocando esforços de compressão de um lado e esforços de tração do outro.

O paradoxo de Lombard (1907) sugere que os músculos trabalham como agonistas funcionais. Por exemplo, durante o padrão de agachamento, o quadríceps e os Page 15 CAPÍTULO 1 • O SISTEMA FUNCIONAL DO MOVIMENTO | 15 isquiotibiais se contraem durante a fase de subida do movimento.

Continuar lendo O que é morte passiva?