O que é a tensão admissível?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A tensão admissível consiste no valor-limite da tensão a que um determinado órgão num certo material está sujeito e que servirá para o dimensionamento das suas secções resistentes.

Em geral, a segurança é definida por uso (não por tipo de material). O uso estrutural pode tê-lo como 1,5.

Já a tensão admissível do aço depende do coeficiente de segurança do projeto. Quanto ao módulo de elasticidade, é de 190 GPa (27577 ksi), porém, ainda pode chegar a 210 GPa (30458 ksi). Por ser um aço para beneficiamento com baixa temperabilidade, não é recomendado o uso para seções superiores a 60 mm.

A norma NBR-5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão define que a queda de tensão máxima permitida em um circuito terminal é de 4%.

É a relação entre o limite de carga de trabalho especificado e a carga de ruptura mínima efetiva da cinta. É alcançado nos ensaios de tração (em laboratório e no planejamento da construção do produto), para atender a legislação e garantir a sua segurança na hora da movimentação.

A tensão última (), como o nome já diz, é relativa a máxima tensão que atua em uma peça antes dela se romper. Pode ter obtida a partir da força última (), esta força é o máximo carregamento até a ruptura do material.

De acordo com a NBR 6122/1996, a tensão admissível de uma fundação direta é a tensão aplicada ao solo que provoca apenas recalques que a construção pode suportar sem inconvenientes, oferecendo segurança satisfatória contra a ruptura ou o escoamento do solo ou do elemento estrutural, podendo ser obtida segundo duas ...

A sigla FCK (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.

Esta Norma estabelece os requisitos exigidos para encomenda, fabricação e fornecimento de barras e fios de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado, com ou sem revestimento superficial.

O valor característico mínimo da resistência do concreto admissível é fck = 20 MPa, cf. ABNT NBR 6118:2003.

No Brasil, há vários níveis de tensões: 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts. A ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, disponibiliza em seu site os níveis de tensão secundárias de cada cidade.

1) A Resolução nº 505/2001 da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica estabelece limites de 201 a 231 V (para tensão fase-neutro) para o fornecimento de energia elétrica pelas concessionárias no Brasil, considerando valor nominal de 220/380V, trifásico.

O aço 1020 possui uma resistência a tração de 410 MPa, um limite de escoamento de 300 MPa e um alongamento de 33%.

A variação ou queda de tensão sem dúvidas pode prejudicar os aparelhos elétricos e eletrônicos da instalação, porém as variações menores na maiorias dos equipamentos e aparelhos não causam problemas, porque a maioria deles são projetados para suportar uma variação em sua tensão de alimentação de até no máximo 10%.

A tensão arterial é considerada normal quando está no intervalo entre 8 (mínima) e 12 (máxima). Uma tensão arterial com valores acima de 14/9 é considerada elevada e, se frequente, pode provocar a hipertensão. Por sua vez, uma tensão arterial com valores abaixo de 9/8 é considerada baixa e pode levar à hipotensão.

Pela NR 10, Tensão de Segurança em corrente alternada é 50 Volts e também definida como a extra baixa tensão (NBR 5410 da ABNT).

Nos solos, ocorrem tensões devidas ao peso próprio e às cargas aplicadas. As tensões devidas ao peso têm valores consideráveis, e não podem ser desconsideradas. Quando a superfície do terreno é horizontal, pode-se assumir que a tensão atuante num plano horizontal em uma certa profundidade seja normal ao plano.

Podemos dizer, de maneira simplificada, que quanto “menor” a resistência, mais profunda precisa ser a fundação. Se pensarmos na resistência como densidade, é a quantidade de areia da composição do terreno que irá definir o quanto ele é resistente: quanto mais arenoso o solo, menos resistente será.

Um fator de segurança de 1,5 significa que o sistema pode suportar com segurança cargas que são até 1,5 vezes as cargas de projeto.

O principal fator a ser determinado numa análise de estabilidade de taludes é o fator de segurança, onde por segurança esse deve ser sempre superior a 1,5. O fator de segurança é descrito pela Equação 1. Onde, Tf é a resistência média ao cisalhamento do solo e Td é a tensão média de cisalhamento na superfície do solo.