O que é a taxa de crescimento da população?

Perguntado por: opeixoto9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Percentual de incremento médio anual da população residente em determinado espaço geográfico, no período considerado. O valor da taxa refere-se à média anual obtida para um período de anos compreendido entre dois momentos, em geral correspondentes aos censos demográficos. Indica o ritmo de crescimento populacional.

A taxa de crescimento de uma população é a variação do número de indivíduos num determinado espaço de tempo. t = duração do período considerado.

No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950. Nesse período, a população brasileira totalizava 51.944,397 habitantes, bem longe dos atuais 190.755.799.

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

A transição demográfica, conforme o agrupamento das características que permeiam o crescimento natural de uma população, é dividida em quatro fases. As quatro fases são: pré-transição demográfica, aceleração demográfica, desaceleração demográfica e estabilização demográfica.

O aumento da população nas grandes cidades está associado ao êxodo rural, ou seja, ao fato de a população deixar a zona rural para dirigir-se aos centros urbanos. O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo.

Os conceitos demográficos, como crescimento populacional, densidade demográfica, migrações e outros, são importantes para a compreensão da lógica das populações. A Demografia é o estudo das populações e suas dinâmicas.

Entre 1800 e 1930 o crescimento natural da população mundial foi de 0,5% ao ano; passou para 1,4% ao ano entre 1930 e 1960; e para 2,1% aa entre 1960 e 1974, quando atingiu as maiores taxas de crescimento da história humana.

A população total do país foi estimada em 212,7 milhões em 2021, o que representa um aumento de 7,6% ante 2012. Nesse período, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, esse grupo etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período.

O maior crescimento, em números absolutos, foi registrado entre as décadas de 70 e 80, quando houve um aumento de 27,8 milhões de pessoas. Mas a série histórica do Censo mostra que a média anual de crescimento vem diminuindo desde a década de 1960.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

- A taxa de natalidade é elevada em decorrência dos problemas sociais vividos nesses países. - As políticas públicas referentes à saúde, educação e oportunidades de emprego são ineficientes. - Boa parte da população vive em situação de pobreza. - Faltam recursos básicos para viver.

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.

A taxa de natalidade, juntamente com a taxa de mortalidade, determina o crescimento demográfico da população de um país. Basicamente, são dados estatísticos que consideram o número de nascimentos e de mortes por mil habitantes no período de um ano.

O maior crescimento da população é observado nos países da África que apresentam taxa média de natalidade de 2,273%, vindo a seguir a Oceania com 1,243%, a América com 1,15%, a seguir a Ásia com 1,144 % e, ao final, a Europa com crescimento populacional de 0,131%/ano.

A pandemia de covid-19 contribuiu para que o ritmo de crescimento caísse ainda mais, devido à alta na mortalidade. O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) estima que, entre 2020 e 2022, um milhão de pessoas morreram a mais do que a média dos anos anteriores.

região Sudeste

Fica na região Sudeste do país a maior parcela da população brasileira. Essa área abriga 84.847.187 habitantes, ou 41,78% do total de pessoas que vivem no país. O Nordeste é a segunda região mais populosa do Brasil, onde estão 26,91% dos habitantes do país, o que corresponde a 54.644.582 pessoas.