O que é a taxa de corrosão?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O que é taxa de corrosão? A taxa de corrosão mede o tempo em que um metal se deteriora em um determinado ambiente. Ela pode ser vista como a velocidade que a corrosão age sobre o metal, considerando condições ambientais, tipo do metal e condições da peça a ser analisada.

Muitos fatores influenciam os ensaios, tais como a preparação da amostra, dispositivo utilizado, condições dos testes (temperatura, agitação, composição da solução, gases dissolvidos, etc), método de limpeza, cálculo da taxa de corrosão a partir da perda de massa e apresentação dos resultados.

É o ataque de algum agente químico diretamente sobre determinado material, que pode ou não ser um metal.

A corrosão ocorre porque os metais, com exceção do ouro e da platina, possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles perdem elétrons para o oxigênio presente no ar.

As classificações mais comuns

  1. Corrosão uniforme. Também conhecida como generalizada, ela afeta a superfície como um todo, de maneira homogênea. ...
  2. Corrosão localizada. Também chamada de corrosão por placas, afeta regiões isoladas do material. ...
  3. Corrosão alveolar. ...
  4. Corrosão por pites. ...
  5. Corrosão seletiva.

A medida do potencial de corrosão é utilizada para classificar a probabilidade de corrosão de armaduras do aço carbono imersas em concreto, segundo a ASTM C 876:2015 [ 18.

Também conhecida como corrosão de ataque uniforme, a corrosão de ataque geral é o tipo mais comum de corrosão e é causada por uma reação química ou eletroquímica que resulta na deterioração de toda a superfície exposta de um metal.

Cupons de Corrosão, ou Cupons de Prova são corpos de prova metálicos inseridos em tubulações e equipamentos e expostos ao meio corrosivo durante um determinado período de tempo. Após este período, eles são removidos e levados a laboratório para análise de perda de massa, de espessura e cálculo de taxa de corrosão.

A corrosão é um processo de oxirredução, ou seja, um material (no caso, o metal) sofre oxidação (perde elétrons), e o outro, redução (ganha elétrons). Para sofrer oxidação, o metal deve apresentar um potencial de redução (Ered) menor que o material que entrou em contato com ele.

Alguns dos ensaios realizados são: Ensaio de Corrosão por exposição à Névoa Salina, Ensaio de Corrosão por exposição à Câmara Úmida, Determinação de espessuras, Migração Subcutânea, Grau de Empolamento, entre outros.

A corrosão é o desgaste do metal a partir da oxidação. Em um ciclo vicioso, ocorre um maior desprendimento do metal, que vai ficando cada vez mais exposto aos danos causados pelo contato com a atmosfera. Se o metal contar com ferro em sua composição – como aço e ferro fundido – dá-se início à ferrugem.

Esse processo ocorre em materiais metálicos, podendo ocorrer quando o metal está em contato com o eletrólito (solução aquosa que faz o transporte de íons) ou, quando dois metais diferentes estão em contato na presença de um eletrólito, assim, a diferença de potencial entre esses materiais resultará em uma corrente de ...

Para entender melhor o que é produto corrosivo, podemos destacar os limites máximos de concentração que são determinados em função do pH, que indica o nível de acidez ou alcalinidade. Quando o produto possui pH igual ou abaixo de 2, ele é considerado fortemente ácido. Esse é justamente o caso dos produtos corrosivos.

A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo no início, para não dar origem à corrosão e ferrugem. – Corrosão: A corrosão é o desgaste do metal a partir da oxidação.

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina. No entanto, no caso de alguns metais, essa corrosão é menos violenta porque os compostos formados funcionam como uma espécie de proteção.

O fenômeno da corrosão pode ser entendido como uma deterioração do material, devido às reações químicas e/ou eletroquímicas com o meio em que interage. A corrosão está relacionada com a oxidação de um metal para a formação de um composto mais estável termodinamicamente nas condições a que está submetido.

O ferro (Fe) é um metal que facilmente sofre oxidação. Essa reação ocorre devido o contato com o oxigênio (O2) do ar e a água (H2O). A corrosão é o desgaste do metal, em virtude da oxidação e, então, forma-se a ferrugem.

Quando se fala em corrosão, é comum vir à mente a corrosão de metais, principalmente a do ferro, que gera a ferrugem. Porém, outros materiais podem sofrer corrosão, tais como os polímeros e as estruturas feitas de concreto armado.

A proteção contra a corrosão do ferro pode ser feita por utilização de ferro inoxidável no lugar do ferro metálico, por pinturas protetoras, como a de zarcão ou de estanho, e por meio de metais de sacrifício, que é a técnica utilizada na galvanoplastia, em que há proteção catódica.

Conheça 8 tipos de corrosão e descubra como revertê-las

  • 1 – Corrosão galvânica ou eletroquímica: ...
  • 2 – Corrosão uniforme: ...
  • 3 – Corrosão erosão: ...
  • 4 – Corrosão por frestas: ...
  • 5 – Corrosão sob tensão: ...
  • 6 – Corrosão pontual /alveolar: ...
  • 7 – Corrosão intergranular: ...
  • 8 – Lixiviação seletiva:

Confira um passo a passo de como tirar oxidação de metal na cozinha e no banheiro da sua casa.

  1. Esfregue a superfície com uma lixa fina. ...
  2. Proteja-se. ...
  3. Deixe de molho no vinagre. ...
  4. Esfregue moderadamente com palha de aço. ...
  5. Aplique um líquido neutralizador.