O que é a taxa de absenteísmo?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O índice de absenteísmo é calculado a partir da relação entre o total de faltas e atrasos e a quantidade de dias ou horas trabalhadas pelos funcionários de uma empresa. As unidades de medida mais utilizadas para a realização da conta são horas ou minutos para incluir os atrasos e saídas antecipadas.

Logo, o índice ou taxa de absenteísmo é o indicador que avalia se esse número é alto ou baixo e serve também para identificar possíveis problemas que acontecem dentro da empresa, que possivelmente, não seriam diagnosticados caso não houvesse uma forma de medir por meio das faltas.

Turnover é referente à rotatividade de profissionais numa empresa. Ou seja, a taxa de funcionários que se demitem ou são demitidos, correlacionado ao número de novas contratações. Já o absenteísmo se atrela à ausência do profissional no tempo de trabalho. Seja por atrasos ou falta.

Abaixo listei os 8 tipos de absenteísmo e como lidar com eles.

  • 1 – Questões pessoais. ...
  • 2 – Problemas de saúde. ...
  • 3 – Problemas de infraestrutura. ...
  • 4 – Baixa expectativa de crescimento. ...
  • 5 – Desmotivação. ...
  • 6 – Assédio. ...
  • 7 – Ambiente estressante. ...
  • 8 – Depressão.

Monitore o clima organizacional
Outro fator importante em como reduzir o absenteísmo na empresa é promover e monitorar um clima organizacional saudável para os colaboradores. Pois, apenas como um ambiente agradável é possível manter a produtividade, reter talentos e diminuir o índice de absenteísmo.

A taxa aceitável gira em torno dos 3% ou 4%. Lembramos também que dificilmente o valor será nulo, devido às dificuldades diárias do trabalho e às contingências da vida. Assim, manter o índice de absenteísmo nos valores referenciados como aceitáveis já é suficiente.

Esse fenômeno está relacionado ao ritmo intenso de trabalho, alta pressão exercida pelos gestores, déficit de recursos humanos e materiais, jornadas de trabalho duplas ou triplas. Aumentam os casos de depressão, ansiedade e estresse e, consequentemente, o índice de absenteísmo.

Sobrecarga no trabalho e o impactos do absenteísmo
O funcionário que falta sobrecarrega toda a equipe, que precisa se reorganizar para realizar todas as suas funções. Se essas faltas se tornarem frequentes, a sobrecarga passa a gerar problemas de relacionamento na equipe.

Primeiramente, para calcular a taxa de absenteísmo é necessário contabilizar todas as ausências não planejadas de todos os funcionários. Em seguida, deve-se dividir esse valor pela soma total do tempo que todos os trabalhadores deveriam ter trabalhado. Em nossa planilha, essa seria o total das jornadas de trabalho.

Baixa produtividade
Como você deve imaginar, a queda na produtividade está entre os principais efeitos do absenteísmo. Afinal, um colaborador que falta várias vezes em um determinado período não tem condições de produzir na mesma proporção que alguém presente todos os dias.

O turnover é a taxa de rotatividade de funcionários, que mede o número de funcionários que saem de uma organização durante um período de tempo especificado (normalmente um ano).

No geral, uma taxa de turnover de até 10% ao ano é considerada boa e possibilita que haja renovação na equipe. Contudo, é fundamental que as lideranças e o time de gestão de pessoas façam uma análise crítica desse indicador, considerando a realidade e as estratégias de retenção de talentos do negócio.

Turnover é um índice que mede a rotatividade de trabalhadores dentro de uma empresa e que, por essa razão, pode ser um importante sinal da saúde organizacional. O termo em inglês pode ser traduzido não apenas como rotatividade, mas também por renovação.

O oposto do absenteísmo é a presença, relacionada com o tempo em que o funcionário está no trabalho.

Para calcular o turnover é preciso: somar o número de admissões e desligamentos, dividi-los por 2 e depois o resultado deve ser dividido pelo número total de funcionários da organização.

Segundo Souza (2007), absenteísmo é uma palavra de origem francesa, absentéisme que significa pessoa que falta ao trabalho por inúmeros motivos.

Absenteísmo é definido como ausências não programadas ao trabalho e rotatividade de pessoal como a relação entre as admissões e os desligamentos ocorridos.

Primeiro, some os minutos de todos os atrasos e, depois, transforme-os em horas. Neste mês, por exemplo, 18 funcionários chegaram 20 minutos mais tarde no trabalho. Em seguida, some as horas referente às faltas e as horas referente aos atrasos. O resultado será o total de horas de trabalho perdidas durante o mês.

7 dicas para evitar o absenteísmo e presenteísmo nas empresas

  1. Mantenha um bom clima organizacional. ...
  2. A comunicação deve ser eficiente. ...
  3. Plano de carreira. ...
  4. Feedbacks constantes. ...
  5. Promova qualidade de vida. ...
  6. Conheça o seu colaborador.