O que é a tabela dinâmica e como Utilizá-la e qual a sua aplicação prática no Excel ou Calc?

Perguntado por: iaparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

A tabela dinâmica, no Microsoft Excel, é um tipo de relatório que pode ser usado para resumir, de maneira muito rápida, grandes quantidades de dados. Com ela, é possível alternar linhas e colunas para visualizar diferentes tipos de informações, de diferentes maneiras.

Os gráficos dinâmicos são parecidos com os gráficos normais. A única diferença é que eles mostram os dados de uma tabela dinâmica. Para estes casos você também poderá escolher o tipo, o desenho e o estilo que melhor representa os seus dados.

As tabelas são elaboradas com o propósito de sistematizar informações (numéricas e em forma de texto), que devem ser apresentadas de forma clara e precisa, para facilitar a leitura e a compreensão dos dados.

Criar fórmulas em uma Tabela Dinâmica

  1. Clique na Tabela Dinâmica. ...
  2. Na guia Analisar, no grupo Cálculos, clique em Campos, Itens e Conjuntos e, depois, clique em Campo Calculado.
  3. Na caixa Nome, digite um nome para o campo.
  4. Na caixa Fórmula, insira a fórmula para o campo. ...
  5. Clique em Adicionar.

Para facilitar a referência a uma tabela, por exemplo, em uma workbook que contém muitas tabelas, você pode nomear cada tabela.

Experimente!

  1. Selecione uma célula dentro dos dados.
  2. Selecione Página Inicial> Formatar como Tabela.
  3. Escolha um estilo para a tabela.
  4. Na caixa de diálogo Criar Tabela, defina o intervalo de células.
  5. Marque a caixa de seleção se a tabela tiver cabeçalhos.
  6. Selecione OK.

Uma função é uma fórmula predefinida que realiza cálculos usando valores específicos adicionados por você. Uma das principais vantagens de usar estas funções, é que podemos economizar bastante nosso tempo pois elas já estão prontas e não é necessário digitá-las totalmente.

Criar um gráfico de uma Tabela Dinâmica

  1. Selecione uma célula na tabela.
  2. Selecione Ferramentas de Tabela Dinâmica > Analisar > Gráfico Dinâmico.
  3. Selecione um gráfico.
  4. Selecione OK.

Com a ferramenta analise é possível, segundo a Microsoft, fornecer os dados e parâmetros para cada análise além de usar macro apropriadas para calcular e exibir os resultados em uma tabela de saída. Algumas ferramentas geram gráficos além das tabelas de saída.

Para mudar o layout de um gráfico dinâmico, você precisa diretamente clicar dentro do gráfico, que o Excel vai exibir três guias "Analisar", "Design" e "Formatar".

Uma Tabela Dinâmica proporciona maior facilidade para transformá-la em gráficos. Além disso, é uma ótima maneira de analisar seus dados de maneira organizada e esteticamente agradável. Muitas vezes, visualizar certos resultados só é possível quando se tem uma tabela amigável e interativa.

Quais opções de áreas podemos utilizar ao trabalhar com tabelas dinâmicas? 1)Atualizar 2)Segmentação de dados 3)Filtros, Colunas, Linhas e Valores 4)Filtros, Colunas, Linhas e % do Total Geral.

Selecionar um relatório inteiro

  1. Clique na Tabela Dinâmica.
  2. Na guia Opções, no grupo Ações, clique em Selecionar e depois clique em Tabela dinâmica inteira.

A tabela é uma estrutura que utilizamos para organizar dados, que são informações sobre determinado assunto. Esses dados podem ser do tipo qualitativo (relacionados a características e atribuições) ou quantitativo (fazendo referência a valores numéricos).

Fazer tabela dinâmica no Excel é útil porque permite resumir dados em poucos cliques. O recurso é bastante flexível e ideal para ajudar na análise de planilhas com grande quantidade de informações. O usuário pode alternar os valores entre colunas e linhas em tempo real.

Tabelas são objetos essenciais em um banco de dados, pois é nelas que ficam todas as informações ou dados. Por exemplo, um banco de dados de uma empresa pode ter uma tabela Contatos que armazena os nomes, endereços de email e números de telefone de seus fornecedores.

A Lista de Campos tem uma seção de campos na qual você escolhe os campos que deseja mostrar na sua Tabela Dinâmica e a seção Áreas (na parte inferior) na qual você pode organizar esses campos da maneira que desejar.

Selecione uma ou mais células. Clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir. Na caixa Inserir, selecione uma linha, coluna ou célula a ser inserida.

No Excel, você pode classificar a tabela por uma ou mais colunas, em ordem crescente ou decrescente, ou pode fazer uma classificação personalizada.

Nesta lição vamos apresentar os conceitos de colunas, linhas,células e célula ativa em uma planilha do Excel.

Uma tabela é um arranjo sistemático de dados numéricos dispostos de forma (colunas e linhas) para fins de comparação. A apresentação em formas de tabela deve expor os dados de modo fácil e que deixe a leitura mais rápida.