O que é a tabela de informação nutricional?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Primeiro passo: o que é a tabela nutricional? A tabela nutricional é um conjunto de informações sobre a composição do alimento, a quantidade de nutrientes que ele fornece e o quanto isso representa da ingestão diária recomendada (IDR).

O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos Rótulos de Alimentos: - Valor energético: é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso na forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).

Deve constar, obrigatoriamente, os seguintes itens:

  • valor energético em Kcal e kJ;
  • carboidratos;
  • proteínas;
  • gorduras totais;
  • gorduras saturadas;
  • gorduras trans;
  • fibra alimentar;
  • sódio.

A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para a promoção da alimentação saudável é destacada em grande parte dos estudos e pesquisas que envolvem a área da nutrição e sua relação com estratégias para a redução do risco de doenças crônicas.

A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para uma alimentação saudável tem grande relação com estratégias para a redução dos riscos de doenças crônicas, assim como para redução dos índices de sobrepeso, obesidade e doenças crônico-degenerativas associadas aos hábitos alimentares da população.

A tabela nutricional deve ser sempre em preto sobre fundo branco; Enquanto que a fonte da tabela e das informações passa a ter um tamanho mínimo aceitável de 8 pontos (caracteres com até 2,8mm) em rótulos de tamanho normal e tamanho mínimo de 6 pontos (2,2mm) onde não couber a tabela com 8 pontos.

Para que você consiga calcular as calorias dos alimentos, deve multiplicar a quantidade, em gramas, de cada porção do alimento (proteínas, carboidratos e gorduras) pelo seu valor calórico. Cada grama de gordura fornece 9 calorias; Os carboidratos e as proteínas fornecem 4 calorias por grama.

Como calcular a tabela nutricional do seu produto

  1. Faça uma lista com todos os ingredientes da receita e quantidades. ...
  2. Anote ao lado de cada ingrediente os valores de cada item da composição. ...
  3. Calcule o valor energético. ...
  4. Como calcular os Valores Diários.

Eles devem constar em ordem decrescente de sua proporção na formulação do alimento. Quando um ingrediente específico for preparado com dois ou mais elementos, ele deve ser acompanhado de uma lista desses elementos, entre parênteses, em ordem decrescente de quantidade.

De modo geral, a ordem decrescente de prioridade na escolha das informações nutricionais com as tabelas de composição é: TBCA > TACO > POF > Philippi > Rótulo (no caso de produtos alimentícios) > USDA. Porém, devido a algumas limitações de cada tabela, essa ordem não é necessariamente seguida para todos os alimentos.

Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Daí a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos.

A avaliação nutricional possui o objetivo de identificar o nosso estado nutricional e assim reconhecer quais as necessidades alimentares que temos. Dessa forma, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação da nossa saúde.

A avaliação nutricional tem o objetivo de investigar o estado nutricional e de saúde do indivíduo, compreender seus objetivos e necessidades, fornecendo bases para a elaboração de um plano alimentar individualizado e personalizado.

Do ponto de vista nutricional, a qualidade de um alimento depende de sua composição química e de uma série de fatores importantes, tais como as modificações sofridas durante os tratamentos tecnológicos e as preparações culinárias, além da biodisponibilidade dos nutrientes.

Em geral, a fonte para a declaração dos constituintes e respectivos valores energético e nutricional será Arial ou Helvética e terá um tamanho mínimo de 8 pontos (equivalente a 2,8 mm).

As tabelas nutricionais são baseadas em uma porção que sempre é indicada no início da tabela. Para conferir se a tabela nutricional está com os valores corretos de cada componente devemos somar os carboidratos, as proteínas e as gorduras totais, o resultado final deve estar aproximado ao valor da porção.